
Os elementos de uma marca, como o logótipo, as cores e o slogan, não se limitam a detalhes estéticos, representam a identidade e os valores da empresa. Estes elementos constituem o primeiro ponto de contacto com o cliente, tendo, por isso, o poder de transmitir confiança e credibilidade.
Corpo do artigo
Por exemplo, a Paladin é famosa pelos seus molhos e temperos, e distingue-se pelo seu logótipo, que apresenta a imagem de uma língua, simbolizando a experiência de sabor que a marca promete oferecer. Do mesmo modo, a Delta Cafés, com o slogan "Despertos para o futuro", celebrou 60 anos reafirmando o compromisso com a sustentabilidade. Por outro lado, a marca Nacional, conhecida pelas suas massas, farinhas, cereais e bolachas, manteve o icónico slogan dos anos 80, "O que é nacional é bom", que ainda ecoa na memória dos portugueses e reforça a qualidade dos seus produtos, com um apelo à condição de ser português. Estes exemplos de empresas portuguesas demonstram que uma identidade visual forte, associada a slogans eficazes, permite construir uma relação profunda com os consumidores e gerar marcas memoráveis.
Não obstante, no contexto digital moderno, fortalecer uma marca requer mais do que uma identidade visual e um bom slogan, uma vez que a presença online se tornou imprescindível para consolidar a imagem de uma marca.
Neste sentido, plataformas como o Google Business permitem às empresas conectarem-se com os seus clientes de forma eficiente e eficaz. Na verdade, através de um perfil nesta plataforma, uma empresa pode fornecer informações essenciais, como morada, contacto telefónico, fotografias e responder a avaliações de clientes. Este nível de interatividade contribui para estabelecer uma relação de confiança com o público-alvo. Como exemplo, veja-se o caso de negócios de restauração e similares - encontrará, por certo, um perto de si, que utiliza esta ferramenta para publicar o menu, fotografias dos pratos, bem como informações úteis sobre o seu estabelecimento.
Para além destes cuidados, há que sublinhar que o uso de um email profissional é igualmente indispensável para a construção de uma marca forte. De facto, a utilização de um endereço de email personalizado como “suporte@a-sua-marca.pt”, em vez de “a-sua-marca@gmail.com”, reforça a imagem de profissionalismo e contribui para uma comunicação mais organizada e segura, proporcionando uma melhor experiência, tanto para a empresa como para os seus clientes.
Todos estes ‘detalhes’ contribuem para assegurar que a empresa se destaque no mercado e conquiste clientes. Se ainda não adotou estas estratégias, este é o momento de considerar a mudança, pois uma boa imagem de marca pode abrir muitas portas e garantir um futuro promissor para o seu negócio.
Para conseguir ajuda a implementar o que aqui ficou sugerido, só precisa de aderir ao projeto Acelerar o Norte. Desta forma, viabiliza a sua participação em workshops gratuitos que certamente o ajudarão a encontrar soluções e caminhos para as mudanças necessárias para fortalecer a sua marca e, assim, abrir as portas à transição digital.
Saiba mais em aceleraronorte.pt


