
Centro de Saúde de Grijó e o Centro de Saúde da Afurada são apostas da autarquia para aumentar o acesso da população à saúde pública.
Corpo do artigo
O novo concurso para a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, recebeu 14 propostas, depois de o primeiro ter ficado deserto. Recorde-se que o lançamento do novo concurso, com um preço-base fixado em 6,5 milhões de euros mais IVA, surgiu depois de, no anterior, de 3,9 milhões de euros, as quatro propostas apresentadas terem sido excluídas por apresentarem valores superiores ao preço-base fixado.
Segundo explicou o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, tal verificou-se por o anterior "não ser adequado à obra em questão", fruto da situação pandémica, da guerra na Ucrânia e do aumento dos preços das matérias-primas, em particular no setor da construção.
O novo concurso para a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, recebeu 14 propostas
Este é um equipamento muito importante "na zona dos Carvalhos, porque permite abranger toda aquela área sul do concelho de Gaia", acrescentou o autarca. A nova unidade de saúde terá dois pisos e abrangerá duas unidades de saúde familiar – USF Monte Murado e USF Vilar Saúde – e uma unidade de cuidados da comunidade, que irão corresponder às necessidades assistenciais da saúde da população de forma mais equilibrada.
A obra tem como objetivo providenciar serviços e horários que permitam ter pré-urgências hospitalares locais, acrescentando cuidados de saúde de proximidade na zona dos Carvalhos. Eduardo Vítor Rodrigues acredita que "este centro, que será o primeiro deste género no país, vai servir de modelo para estabelecimentos que tenham a componente pré-hospitalar".
A empreitada deverá arrancar no final do segundo trimestre de 2023. Além de ter cedido parte do terreno à Administração Regional de Saúde do Norte, a Câmara Municipal assume o financiamento da obra, sendo objetivo candidatar o projeto ao overbooking do programa Norte 2020.
Além da construção do Centro de Saúde dos Carvalhos, a autarquia já avançou com a aquisição do terreno, que já é propriedade municipal, e a respetiva cedência, para a construção do novo Centro de Saúde de Grijó. Segue-se a elaboração do projeto para obter o financiamento total ou parcial. E, por ser imperativo um novo centro de saúde na freguesia da Afurada, estão em fase de análise algumas alternativas de localização do futuro Centro de Saúde da Afurada, no pressuposto da existência de financiamento combinado entre o município e os fundos nacionais e europeus.

