
A marca, conhecida pelos seus preços baixos, marcas próprias e oportunidades semanais, celebra 18 anos de presença junto dos portugueses.
Corpo do artigo
A ALDI atingiu a maioridade em Portugal. Com a primeira loja inaugurada em 2006 no nosso país, a marca alemã está cada vez mais portuguesa e celebra os seus 18 anos com 146 lojas no país (mais estarão para vir até ao final do ano) e presença em 16 distritos. Com uma oferta que se foca em garantir sempre o preço mais baixo em qualquer produto, a ALDI tem conquistado os portugueses com uma seleção de marcas próprias únicas e as populares oportunidades e semanas temáticas, onde apresenta os melhores produtos alimentares e de bazar. Mas, como é que tudo começou?
A ALDI foi, desde sempre, uma história de família e ligações. Sendo ao dia de hoje um dos principais retalhistas internacionais, foi criada há mais de 110 anos em Essen, na Alemanha, onde o pai dos futuros fundadores da empresa, Karl e Theo Albrecht, plantou a semente deste conceito de negócio bem-sucedido. Começando, inicialmente, por ser uma padaria – e, depois, uma mercearia -, evoluiu, mais tarde, para uma rede de lojas por todo o país.
Foi precisamente em 1945 que os irmãos Albrecht assumiram o negócio da família e, apenas três anos depois, começam a expandi-lo, implementando, consistentemente, o conceito que criaram: um sortido focado no essencial, com produtos de elevada qualidade a preços baixos. O negócio cresceu e, rapidamente, expandiu-se para além da cidade de Essen. Nove anos mais tarde, já contavam com 77 pontos de venda na sua rede de lojas.
Em 1961, os dois irmãos decidiram dividir, entre si, a rede de lojas existente, sendo que Karl ficaria concentrado na parte sul (o que hoje conhecemos como ALDI SÜD) e Theo na parte norte da Alemanha (o Grupo ALDI Nord). Embora mantenham relações desde o início, os Grupos são geridos de forma independente e estão representados, além-fronteiras, em países diferentes. Assim, com um grande peso no mundo do retalho alimentar, o Grupo ALDI Nord engloba hoje oito países europeus - Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal e Espanha – e uma força de trabalho de mais de 90.000 colaboradores.
“ALDI” é, nada mais, nada menos, do que diminutivo de “Albrecht Diskont”. Ou seja, um nome que junta, na sua origem, a tradição familiar e os preços baixos.
No nosso país, a expansão da marca tem sido notória desde 2006, ano em que inaugurou a primeira loja. Só nos últimos cinco anos o retalhista conseguiu mais que duplicar o número de lojas no país (de 63, em 2018, para 141, em 2023), sendo que, todos os anos, tem inaugurado novos espaços. Com uma quota de mercado em crescendo, a ALDI continua em expansão contínua, com o objetivo de alcançar a meta das 200 lojas num futuro próximo, chegando aos dois distritos onde ainda não tem lojas abertas (Évora e Bragança) e a muitos outros centros urbanos, com o formato de proximidade (city stores).
Marcas próprias é o que define a ALDI, uma vez que, atualmente, cerca de 85% do seu sortido em loja é composto pelas suas marcas, muitas já bastante familiares e apreciadas pelos portugueses, como a célebre Gut Bio®, dos produtos biológicos a bom preço; a Trader Joe’s®, dos frutos secos que estão na lista de favoritos de todos; a Barissimo®, cujo café, em cápsulas, moído ou em grão, conquista desde o primeiro minuto; ou a Milsani®, que traz a melhor oferta de produtos lácteos.
No entanto, ao leque de marcas próprias desenvolvidas internacionalmente, a ALDI já juntou mais de 10 marcas nacionais (como a Pleno Sabor®, a Zambujeira® e a Mil Fontes®, por exemplo), completamente adaptadas ao consumidor português. Algumas destas marcas são, inclusive, produzidas a nível nacional ou vindouras de fornecedores nacionais. Há, por isso, um selo de portugalidade transversal a esta oferta, assim como às categorias de frutas e legumes, carne fresca (com várias referências dos Açores) e pão e pastelaria.
Mas a proximidade da ALDI com o país não se fica por aqui, com a responsabilidade social da marca a ser mais um forte fator de ligação a Portugal. Com mais de 100 parcerias por todo o país estabelecidas com IPSS e ONGs, só no primeiro trimestre deste ano a ALDI já doou mais de 300 toneladas de excedentes alimentares, evitando simultaneamente o desperdício e apoiando famílias em situação de carência.
Assim, é caso para dizer: que venham muitos mais anos de ALDI em Portugal, sempre a fazer-nos chegar o melhor.


