Exportações do Lidl com impacto de 245 milhões de euros na produção nacional
Números revelados pelo Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional apontam para um crescimento de 12% face aos valores de 2021.
Corpo do artigo
Foram hoje revelados dados da terceira edição do Estudo de impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional. Um documento elaborado pela KPMG e que revela as exportações do Lidl Portugal e o seu peso, não só ao nível das exportações nacionais, mas, também, em termos de postos de trabalho. No caso das exportações portuguesas verifica-se que, no ano passado, o Lidl funcionou como "facilitador" de exportações, representando as mesmas 1,9% do volume total. Tão ou mais importante é o facto de a maioria dos fornecedores da rede de distribuição (78%) serem PME.
Quanto ao impacto, direto e indireto, que estas operações tiveram na economia nacional o estudo feito pela KPMG aponta para 245 milhões de euros. Hoje o Lidl Portugal exporta produtos como a laranja do Algarve, o vinho do Porto, ou a maça de Alcobaça, entre outros para 29 dos 32 mercados onde está presente - com a Alemanha, Espanha e França a serem os principais destinos dos produtos portugueses, representando 57% das exportações da rede.
Feitas as contas por cada euro gasto em produtos destinados à exportação, o Lidl estima que foram gerados 1,87 euros na economia nacional. Sem esquecer que as operações levadas a cabo possibilitaram a criação de quase cinco mil postos de trabalho (mais 8% face aos valores de 2021).
Quanto aos setores, a agricultura/produção animal e de caça é o que tem maior peso nas exportações - 48% - seguido pela indústria de produtos alimentares (24%) e pesca e aquicultura (14%).
Quanto ao futuro, Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl, revela que o objetivo é continuar a aumentar o peso do impacto das exportações e reforçar os laços com as empresas nacionais. Embora sem revelar metas objetivas, afirma que "o objetivo é termos mais produtos em mais mercados".