
Paulo Gonzo, Aurea e Zé Amaro são três dos artistas que vão atuar na Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, a decorrer entre 1 e 10 de setembro. A entrada é gratuita.
Corpo do artigo
Diz-se por aí que quem não é bom para comer não é bom para trabalhar. Comprova-o quem come uma boa refeição depois de um longo dia de trabalho. A arte de sentar à mesa é típica do povo português e a ela junta-se o mais típico dos ofícios: o artesanato.
Para celebrar um mundo onde estas atividades andam de mão dada, chega a Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão. A 38.ª edição decorre de 1 a 10 de setembro, com entrada gratuita e mais expositores, artesãos e produtores certificados do que nunca. E, por serem mestres na sua área, também os artistas Paulo Gonzo, Aurea e Zé Amaro vão dar espetáculos especiais.
Depois de, em 2022, terem passado pelo evento mais de 100 mil pessoas, este ano a iniciativa prepara-se para ver os seus números crescer. A decorrer pela primeira vez na renovada Praça Mouzinho de Albuquerque, a edição de 2023 promete mais expositores certificados como Unidade Produtiva Artesanal e mais detentores de Cartão de Artesão, um fator que realça a qualidade e diferenciação dos mesmos, explica o autarca, Mário Passos.
Na sua 38.ª edição, a feira vai contar com quase 100 expositores, muitos deles certificados como Unidade Produtiva Artesanal
E se pensa que por ser no Norte os produtos que vai encontrar serão apenas dessa zona, desengane-se. São de vários pontos do país – de Braga a Faro, de Setúbal a Portalegre – os artesãos que rumam ao evento para mostrar ao vivo o que de melhor sabem fazer. Para os acompanhar melodicamente, juntam-se a atuar artistas locais como Cristina Clara, Renata Braga, Costinha, Sérgio Mirra e a galega Uxía.
O evento promete ainda fazer as delícias dos mais velhos aos mais novos, com espetáculos de dança, uma tarde de folclore, um concurso de fado e até uma área dedicada às crianças e jovens, que conta com monitores e muitas atividades.
Durante dez dias, Vila Nova de Famalicão vai voltar a ser a casa dos guardiães dos saberes e sabores mais típicos do país, num evento que vai deixar até os mais fiéis à dieta com água na boca. Assim, aconselhamo-lo a preparar-se já para os dias felizes que se aproximam, tanto do estômago como da alma.

