
A edição de 2025 dos Prémios ao Valor Social da Fundação Moeve irá premiar com até 375 mil euros projetos que promovam o bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Aspetos alinhados com os objetivos da Fundação Moeve, como a sustentabilidade e a transição ecológica, serão valorizados.
Corpo do artigo
Desde o dia 2 de setembro que a Fundação Moeve lançou a 21.ª Edição dos Prémios Valor Social, uma iniciativa que desde 2005 já atribuiu mais de 5,25 milhões de euros a 512 projetos, beneficiando diretamente mais de 100 mil pessoas. Este ano, irá atribuir até 375 mil euros para projetos sociais inseridos nas cinco regiões (Portugal, Campo de Gibraltar, Canárias, Comunidade de Madrid e província de Huelva) onde a Moeve e a sua Fundação desenvolvem a sua atividade e onde procuram sempre desenvolver laços fortes com as comunidades. Com uma dotação de até 75 mil euros por região, os Prémios Valor Social irão apoiar a execução de três projetos vencedores, sendo cada um dotado de até 25 mil euros para a sua execução.
Acreditar no poder transformador da ação social
A Fundação Moeve e os Prémios Valor Social 2025 visam apoiar projetos destinados a melhorar as condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social nos territórios onde a Moeve está presente. A seleção dos três projetos vencedores caberá a um juri composto por entidades locais e representantes institucionais ligados à ação social. Caberá ainda a profissionais da Moeve assumirem o papel de padrinhos e madrinhas solidários das iniciativas visadas pelos Prémios Valor Social.
Teresa Mañueco, diretora-geral da Fundação Moeve, destaca que "com estes prémios pretendemos apoiar entidades que conhecem de perto as necessidades das suas comunidades e contribuir para o desenvolvimento dos seus projetos. Acreditamos no poder transformador da ação social e na importância de gerar impacto, coesão e oportunidades onde estas são mais necessárias, especialmente no atual contexto de transição ecológica."
"Acreditamos no poder transformador da ação social e na importância de gerar impacto, coesão e oportunidades onde estas são mais necessárias, especialmente no atual contexto de transição ecológica."
Privilegiar candidaturas alinhadas com os valores da Moeve
Outro dos compromissos da 21.ª Edição dos Prémios Valor Social da Fundação Moeve é a valorização positiva de candidaturas cujos projetos sociais integrem critérios de sustentabilidade e que promovam a transição energética junto das comunidades para as quais se destinam, embora este não seja um critério obrigatório para realização das candidaturas.
A Fundação Moeve é uma entidade de interesse geral e sem fins lucrativos que tem como missão responder aos principais desafios sociais nos territórios onde a Moeve, a sua fundadora, está presente. As suas áreas de atuação prioritárias são: pessoas, biodiversidade e inovação social.
As entidades interessadas a concorrer aos Prémios Valor Social da Fundação Moeve poderão submeter as suas candidaturas até ao próximo dia 19 de setembro no site oficial da Fundação Moeve.