
Olival e Vilar de Andorinho são alguns dos exemplos das freguesias do concelho cujas sedes das juntas foram requalificadas. A freguesia de Arcozelo vai receber a construção de um novo edifício para a sede da junta.
Corpo do artigo
A freguesia de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, contará com um novo edifício para a sua sede, no âmbito do masterplan da freguesia, que une projetos estruturantes para a criação de uma nova centralidade.
A atual junta de freguesia encontra-se com deficientes condições para prestar um serviço adequado aos munícipes, uma vez que, além dos constrangimentos de espaço e de conservação, partilha as instalações com o centro de dia, causando dificuldades para ambos os serviços.
A coesão territorial tem sido, de facto, um dos principais desafios atuais para o concelho de Gaia
Este terreno ficará, assim, destinado ao Centro Social São Miguel de Arcozelo, entendendo-se localizar o novo edifício da junta de freguesia mais a poente do atual, num terreno desocupado pertencente à junta, mais próximo da zona histórica.
Esta localização irá beneficiar da rede viária a construir no âmbito do masterplan, tendo diversos acessos pedonais e viários, bem como facilidades de estacionamento, quer ao longo da rua João Paulo II, quer através do parque de estacionamento público que está contemplado neste projeto.
O principal acesso ao edifício será feito a partir do requalificado parque Maria Adelaide, que funcionará como um grande átrio ao ar livre para este serviço. A localização da nova junta de freguesia potenciará, assim, o desenvolvimento da zona histórica.
Um concelho mais justo, sustentável e territorialmente coeso
A coesão territorial tem sido, de facto, um dos principais desafios atuais para o concelho de Gaia, para o qual a Câmara Municipal tem contado com o imprescindível apoio das juntas de freguesia
O executivo acredita que ninguém conhece melhor as particularidades de cada território e ninguém representa melhor os interesses das suas pessoas do que as juntas de freguesia. Com estes órgãos, tem sido possível tornar Gaia um concelho mais homogéneo, onde as disparidades geográficas não são tão acentuadas como outrora.
Por isso, reforçar, dentro das possibilidades, os apoios dados às freguesias, bem como construir e garantir boas condições estruturais nas sedes das juntas têm sido preocupações para a Câmara Municipal.
Neste contexto, o dia 12 de maio foi marcante para a população da União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma. Depois da requalificação do edifício da sede da junta, em Olival, assinalou-se a sua inauguração oficial.
As obras, de grande envergadura, representavam um enorme esforço financeiro para a união de freguesias e, por esse motivo, a autarquia disponibilizou um apoio financeiro na ordem dos 150 mil euros, sendo que as intervenções foram, sobretudo, ao nível de caixilharias, mobiliário e coberturas.
“A população tem agora um espaço adaptado às novas realidades, mais uniforme e contemporâneo. Estamos a dignificar o poder local e a dar corpo aos anseios de quem todos os dias contacta com os cidadãos”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues.
Também a Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho foi alvo de um processo de requalificação, um sonho antigo de todos os que trabalham neste equipamento e dos habitantes da freguesia.
As obras de recuperação da sede da junta incluíram intervenções no piso inferior, onde passaram a estar localizados os serviços de atendimento ao público, a secretaria, os correios, o espaço cidadão, o GIP e o gabinete da assistente social. Além disso, também a fachada e o telhado do edifício foram recuperados.

