Kia acelera mobilidade sustentável
O movimento é algo intrinsecamente ligado à natureza humana. Que nos inspira para criar conceitos, pensar mais além e dar passos disruptivos que gerem impacto positivo nas pessoas e no planeta. Estas são as raízes da Kia, uma das marcas com maior dinâmica de crescimento no panorama da indústria automóvel atual.
Corpo do artigo
“O movimento que inspira” foi o claim lançado pela Kia em 2021, na sequência do estabelecimento de um plano estratégico global, focado no desenvolvimento de novas tendências e numa mudança para um paradigma centrado na mobilidade sustentável, que lança sementes para proporcionar um futuro melhor às próximas gerações.
Esta estratégia, designada “Plan S”, representou para a Kia uma clara declaração de intenções: através do anúncio de um investimento de 22,3 mil milhões de euros até 2027 – um dos maiores de sempre em toda a indústria –, a marca abriu portas para uma posição de liderança na mobilidade sustentável e assumiu um papel preponderante no processo de transição para esta nova realidade. Das vendas globais de 4,3 milhões de veículos que a Kia estabeleceu como meta para 2030, cerca de 2,4 milhões (55%) serão eletrificados, tais como híbridos e híbridos plug-in, e 1,6 milhões (37%) serão 100% elétricos.
E como está a Kia a concretizar este plano? Como elemento central, através de uma forte ofensiva de produto, com o lançamento de 15 novos modelos 100% elétricos até final de 2027, alguns dos quais já disponíveis; paralelamente, do total de investimento projetado, cerca de 45% está a ser alocado a novas áreas de negócio, incluindo a condução autónoma, a conectividade e o desenvolvimento de soluções de mobilidade de alto valor acrescentado.
O renovado portefólio de modelos, assente em plataformas dedicadas para veículos elétricos, em conjugação com tecnologia revolucionária de baterias e de velocidade de carregamento, pretende cobrir um amplo leque de necessidades, desde os modelos mais compactos de passageiros até grandes SUV familiares de sete lugares, como o recém-lançado EV9, expoente máximo tecnológico da marca. Previsto está também o lançamento de veículos elétricos comerciais para fins específicos, customizáveis em função da solução pretendida pelos clientes.
Das vendas globais de 4,3 milhões de veículos que a Kia estabeleceu como meta para 2030, cerca de 2,4 milhões (55%) serão eletrificados, tais como híbridos e híbridos plug-in, e 1,6 milhões (37%) serão 100% elétricos
A aceleração da estratégia de eletrificação incluiu também, recentemente, a apresentação do EV5, um SUV elétrico compacto para famílias da geração do milénio, bem como de dois protótipos: o EV3, que visa oferecer muitos dos benefícios do Kia EV9 num formato mais compacto, e o EV4, que reinventa os sedans elétricos com um design disruptivo.
Como denominador comum a todas estas propostas, um conjunto alargado de serviços conectados trazem todo um mundo novo para bordo, quer em termos de informação útil, quer de assistência à condução, oferecendo maior segurança e conforto a todos os ocupantes. Também as soluções de carregamento estão a ser alvo de constante aperfeiçoamento, incluindo acesso privilegiado dos clientes Kia à infraestrutura de carregamento ultrarrápido e a tarifas de eletricidade especiais.
O impacto positivo que a Kia está empenhada em gerar estende-se ainda a outros domínios, como a utilização de materiais sustentáveis nos seus modelos. O plano definido nesta componente específica implica a eliminação gradual da utilização de couro de origem animal, a aplicação de dez itens sustentáveis “obrigatórios” e a aposta na inovação com o desenvolvimento de novos materiais de base biológica.
O reconhecimento público e mediático das virtudes desta nova proposta de valor e renovado posicionamento da Kia não se fez esperar. O EV6 foi considerado “Carro do Ano” europeu em 2022, título a que se juntaram várias outras distinções para este e outros modelos da gama: apenas alguns exemplos são a distinção de “World Performance Car” para o EV6 GT, “Carro do Ano” na Alemanha para o EV9 ou, em Portugal, o título de “Melhor veículo para empresas até 27.500 euros”, atribuídos pela revista Fleet Magazine ao XCeed PHEV.
Mercado frotista impulsiona crescimento em Portugal
Em Portugal, a marca mantém uma rota de crescimento sustentado, preparando-se para fechar o exercício de 2023 como o melhor ano de sempre, com cerca de sete mil unidades vendidas, das quais mais de 60% eletrificadas.
O futuro inclui acesso privilegiado dos clientes Kia à infraestrutura de carregamento ultrarrápido e a tarifas de eletricidade especiais
Estes números vão colocar a marca no top 5 do segmento de particulares e representar um recorde de vendas da Kia no canal empresas, que tem vindo a ganhar uma crescente relevância na sua atividade.
Considerado um potente motor de transformação rumo à mobilidade sustentável, o segmento frotista tem já um peso superior a 25% nas vendas totais, fruto de um plano integrado que tem permitido solidificar cada vez mais a posição da Kia como marca de referência em viaturas eletrificadas junto do tecido empresarial português.

