
No próximo domingo há festa no Lidl de Famalicão. Entre as 14 e as 18 horas vai haver música, desporto, boa comida e diversão para todos. Nuno Rodrigues, Diretor-Geral de Marketing e Estratégia Promocional do Lidl Portugal, conta a receita da marca para entrar nas casas e corações de norte a sul de Portugal.
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Se não é de Famalicão não vale a pena ficar com inveja. O Lidl Village, iniciativa da "segunda marca mais recordada de Portugal", vai passar perto de si este verão. As primeiras edições realizaram-se dias 15 e 22 de junho, em Viana do Castelo e Braga. No próximo domingo, entre as 14 e as 18 horas, será a vez da loja da Av. Eng. Pinheiro Braga, em Famalicão. Vai poder recordar hinos do rock dos anos 90, treinar com uma personal trainer ou descobrir dicas de alimentação saudável, jardinagem ou bricolage, além de muitas outras surpresas. Sempre com os produtos do Lidl em destaque.
Nuno Rodrigues, Diretor-Geral de Marketing e Estratégia Promocional do Lidl Portugal, explica a estratégia de uma marca que tem conquistado a confiança dos portugueses.
Após 30 anos, como avalia o impacto transformador que o Lidl teve na forma como as pessoas fazem compras?
Desde 1995 que o Lidl apresenta uma proposta disruptiva que transformou a experiência de compra dos portugueses com a promessa de qualidade a preços acessíveis e artigos diferenciadores. O Lidl tem-se destacado pela proximidade aos clientes, por proporcionar uma experiência de compra simples, pautada pela inovação, e pela já reconhecida qualidade e frescura dos seus produtos.
A introdução da categoria de Frutas e Legumes, iniciada em 1997, deixou uma marca inegável no negócio. A emblemática "Alface do Lidl" permanece até hoje na memória dos portugueses - sempre com a máxima qualidade ao melhor preço.
Temos vindo a apostar cada vez mais na inovação dos nossos produtos. Investimos de forma regular e contínua na evolução da nossa oferta de marca própria, que representa cerca de 80% do sortido. Privilegiamos a certificação e os produtores nacionais como garantia de qualidade e assumimos um compromisso claro com os produtores locais, inclusive além-fronteiras, através do apoio à exportação de artigos nacionais para os 29 países onde estamos presentes.
Em 2019 tornámo-nos no primeiro retalhista em Portugal a eliminar a venda de sacos de plástico para transporte de compras. Esta medida permitiu retirar mais de 25 milhões de sacos de plástico por ano de circulação. Queremos continuar a surpreender, respondendo às necessidades dos consumidores.
Hoje, podemos afirmar que somos uma "love brand". O Lidl é reconhecido pelas suas edições limitadas de artigos com as cores e o logótipo da marca; por transportar os clientes para diferentes culturas e países através das suas semanas temáticas; por promover campanhas de fidelização inovadoras, com prémios impactantes, como a campanha das Casas Lidl; e por oferecer produtos únicos e surpreendentes que mais ninguém tem. No Lidl, as pessoas vão comprar fruta, mas podem sair com um localizador de satélites.
É por tudo isto que o Lidl é a segunda marca mais recordada em Portugal, segundo o estudo "Tracking Genérico", realizado pela Marktest.
Como é que o Lidl Village reflete e celebra a marca?
Esta iniciativa é fruto de uma relação sólida e de confiança, construída ao longo de 30 anos com os portugueses, e assente nos valores de proximidade e portugalidade. É uma celebração dedicada às nossas pessoas e comunidades - colaboradores, clientes e parceiros. Queremos estar próximos e oferecer algo inesperado: uma festa que apresenta o melhor que temos para oferecer e ainda por descobrir.
O mesmo espírito está presente nas nossas lojas, onde, todas as semanas, há novidades. Podemos ser a escolha completa para as compras do dia a dia, mas nunca deixamos de lado o fator surpresa. O Lidl Village é precisamente isso: uma festa e uma experiência inovadora, onde se pode conhecer e experimentar o que de melhor há no Lidl.
Queremos demonstrar que, 30 anos depois, o melhor está por descobrir - e o Lidl Village é uma oportunidade única para viver e partilhar novos momentos.
O Lidl é reconhecido pelas suas edições limitadas de artigos, pelas suas semanas temáticas, pelas suas campanhas e por oferecer produtos únicos e surpreendentes que mais ninguém tem. No Lidl, as pessoas vão comprar fruta, mas podem sair com um localizador de satélites.
O Lidl Village vai percorrer o país, mas começa no norte. Qual é a importância estratégica desta região para reforçar a ligação emocional com a marca?
Com mais de 280 lojas em todo o país, o Lidl tem hoje uma forte presença no quotidiano dos portugueses, com uma concentração mais significativa de lojas na região norte. Queremos celebrar também a nossa presença nesta região, junto dos clientes e colaboradores que nos apoiam de forma incansável.
Acreditamos que é estando presentes que verdadeiramente nos fazemos sentir. A proximidade é uma prioridade para nós enquanto retalhistas, nunca esquecendo que os clientes fazem parte da história de sucesso do Lidl em Portugal. Num ano de celebração, queremos reforçar a nossa ligação às comunidades. É com elas que faz sentido comemorar este aniversário.
A integração da app Lidl Plus no Village, através de jogos e descontos, demonstra uma sintonia entre o digital e o físico. Como é que esta sinergia contribui para a personalização da experiência de compra e para consolidar o Lidl como pioneiro na transformação digital do retalho?
A integração da app Lidl Plus no Lidl Village é um reflexo da nossa visão de futuro: unir o melhor do físico e do digital para criar experiências de compra mais completas, personalizadas e convenientes. Esta sinergia permite-nos oferecer benefícios relevantes em tempo real, descontos exclusivos e ativações no terreno, reforçando a ligação emocional com os nossos clientes.
A Lidl Plus é muito mais do que uma aplicação de descontos - é uma plataforma de relacionamento com o cliente, que nos permite adaptar a nossa oferta às suas preferências. No Lidl Village, esta ferramenta transforma-se também num canal de entretenimento e descoberta, tornando a experiência ainda mais envolvente.
O investimento na digitalização e na personalização vai reforçar o nosso posicionamento enquanto marca inovadora e sempre com o foco no que mais importa: o cliente.
O Lidl Village integra workshops que se alinham com a estratégia 'Mais Lidl' de sustentabilidade. Como se posiciona o Lidl para liderar não apenas em vendas, mas também na transformação social e ambiental dos próximos anos?
No Lidl, nunca damos o trabalho por concluído. Continuamos a inovar e a evoluir, conscientes da nossa responsabilidade para com a sociedade e o planeta. O nosso compromisso é claro: proteger o ambiente, apoiar as comunidades e promover estilos de vida mais sustentáveis.
O Lidl Village reflete essa visão, numa celebração com a comunidade têm como objetivo promover hábitos de vida sustentáveis, incentivar a prática desportiva, partilhar receitas saudáveis e dinamizar workshops sobre o cuidado de plantas e flores.
No Espaço Kids, por exemplo, destacamos o programa educativo "Turma Imbatível", desenhado para sensibilizar as gerações mais novas para temas como a Promoção da Saúde a Conservação de Recursos. Estes são eixos centrais que orientam a ação do Lidl, a par do Respeito pela Biodiversidade, da Proteção do Clima, de Agir de Forma Justa e de Envolver através do Diálogo.
Também na oferta de artigos nacionais presente no Lidl Village, garantimos que todos os fornecedores de frutas e legumes são certificados pelas normas Global G.A.P. e GRASP - certificações que asseguram práticas agrícolas seguras e condições de higiene e saúde adequadas para os trabalhadores das explorações agrícolas.
Este compromisso com a sustentabilidade tem sido reconhecido pelos nossos clientes e reforça a nossa responsabilidade em liderar pelo exemplo - com ações concretas, impacto real e uma visão clara: construir um amanhã mais sustentável, justo e saudável para todos.
Lidl Village: todos os domingos num Lidl perto de si
Até dia 31 de agosto o Lidl Village vai percorrer o país de norte a sul. O evento está a decorrer em 12 lojas Lidl, entre as 14h e as 18h.
Confira o programa e das datas da digressão Lidl Village:
- Concerto com covers de hits anos 90:
- Prática desportiva com os produtos Crivit e orientação da personal trainer Juliana Lima;
- Lidl Balance, com workshops de alimentação saudável dinamizados pela nutricionista e chef Julia Dovera e por André Maciel, entusiasta da agricultura urbana e fundador das Hortas Lx;
- Tenda Parkside com produtos da marca em exposição, acompanhados por um perito disponível para esclarecer dúvidas sobre as ferramentas da marca;
- Jogos tradicionais e desafios que lhes darão a oportunidade de ganhar descontos na app Lidl Plus;
- Espaço Kids com pinturas faciais, brinquedos e brindes especiais;
- - Jogo com a personagem Brócolo Bernardo da Turma Imbatível sobre mercados sustentáveis;
- Degustação na Croqueteria e no Carrinho de Gelados Lidl;
- Food Truck com amostras de produtos nacionais.
PROGRAMA:
29 de junho - Loja de Famalicão/Av. Eng. Pinheiro Braga
6 de julho - Loja de Penafiel
13 de julho - Loja de Espinho
20 de julho - Loja do Belenenses/Restelo
27 de julho - Loja da Figueira da Foz/Buarcos
3 de agosto - Loja da Lourinhã
10 de agosto - Loja de Mafra/Ericeira
17 de agosto - Loja do Montijo
24 de agosto - Loja de Évora
31 de agosto - Loja de Lagoa/Parchal
Saiba mais em Lidl Village.


