
O Lidl Portugal tem em vigor desde o dia 10 de novembro uma campanha solidária focada na promoção do bem-estar e autonomia dos seniores portugueses. Por cada embalagem de postas ou lombos de bacalhau sustentável vendida, a marca irá doar 1€ para três IPSS, reforçando o compromisso da marca com a solidariedade e a sustentabilidade. A campanha está em vigor até 7 de dezembro.
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Com o mote "Cuidar de quem já cuidou de nós vale mesmo a pena", o Lidl Portugal tem em vigor uma campanha de solidariedade que visa apoiar três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Desde 10 de novembro e até ao dia 7 de dezembro, por cada embalagem de postas ou lombos de bacalhau certificado MSC vendida nas lojas Lidl, o valor de 1€ será doado para apoiar a Associação Coração Amarelo, a Cruz Vermelha Portuguesa e a RUTIS - Rede de Universidades da Terceira Idade. O valor total será dividido entre as três instituições, contribuindo para iniciativas que promovem a autonomia, o bem-estar e a integração na vida comunitária dos seniores.
Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal, salienta que "esta campanha convida os nossos clientes a fazerem uma escolha de duplo impacto: a sustentabilidade do oceano e a solidariedade com os seniores. Ao optarem pelo nosso bacalhau certificado MSC, cada pessoa assegura a proteção do ecossistema marinho e, com esse mesmo gesto, garante que a sua compra se traduz em apoio direto a quem já cuidou de nós. É o nosso compromisso: cuidar vale mesmo a pena, no Natal e ao longo de todo o ano", afirma.

Três instituições de referência
As instituições escolhidas são uma referência no setor social, com um trabalho reconhecido e com um impacto real nas populações.
A Associação Coração Amarelo, presta apoio e companhia a pessoas idosas em situação de isolamento. Com 11 delegações, a associação impacta cerca de 500 pessoas. De acordo com a instituição, o apoio do Lidl permitirá "uma melhoria significativa no apoio aos utentes" e um reforço nas atividades em curso e nos projetos planeados.
Já a Cruz Vermelha Portuguesa, revela que os seus programas de autonomia e envelhecimento ativo "distinguem-se pela proximidade e personalização do apoio", atuando na comunidade através das estruturas locais. "A parceria com o Lidl permitirá reforçar recursos, expandir respostas e criar novas iniciativas comunitárias, valorizando a autonomia e a participação ativa dos seniores no seu meio." A instituição revela que atualmente "a população sénior está a crescer e a transformar-se", apontando "necessidades novas, para as quais muitas respostas ainda não existem ou não têm a dimensão necessária". Além dos problemas que persistem, como o " isolamento social, baixa literacia digital, dificuldade de acesso a cuidados de saúde e escassez de recursos de proximidade, sobretudo em comunidades mais afastadas", a Cruz Vermelha regista "mudanças sociais, políticas e económicas que marcam o nosso tempo e que têm impacto direto na vida de quem envelhece." Finalmente, a instituição congratula-se com parcerias como a do Lidl, uma vez que "permitem ampliar o alcance" e "mobilizam a sociedade civil e o setor privado para uma resposta mais coordenada, garantindo que mais pessoas idosas permanecem ativas, acompanhadas e seguras", conclui.
Também a RUTIS, destaca-se pelo incentivo a uma aprendizagem contínua e à participação social. De acordo com a instituição, "as áreas mais procuradas são as de cultura geral, tecnologias, artes, desporto, línguas, saúde e bem-estar, viagens e também os projetos de voluntariado e participação cívica", sublinhando que o "apoio do Lidl permitirá ampliar estas ofertas a nível nacional e internacional usando as ferramentas digitais, tornando-as acessíveis a quem vive em zonas rurais ou com mobilidade reduzida, democratizando o acesso à aprendizagem ao longo da vida e criando uma comunidade online." Por outro lado, a RUTIS refere que "o impacto da aprendizagem contínua é medido através de questionários de bem-estar, indicadores de participação, níveis de satisfação e envolvimento em atividades comunitárias. Os resultados mostram melhorias significativas no humor, na autoestima, nas relações sociais e na perceção de utilidade social, confirmando que aprender e conviver são das formas mais eficazes de envelhecer com saúde e sentido de vida." De acordo com dados da RUTIS, "os alunos seniores são mais felizes, consumem 20% a menos medicação, são 7 vezes menos deprimidos que os outros seniores e tem 5 vezes mais contactos sociais". A instituição conclui afirmando que "há em Portugal mais de 80 teses de mestrado e doutoramento a confirmar estes dados."

"Esta campanha convida os nossos clientes a fazerem uma escolha de duplo impacto: a sustentabilidade do oceano e a solidariedade com os seniores."


Alinhamento com campanha internacional
Esta iniciativa do Lidl Portugal está perfeitamente alinhada com a campanha internacional do Lidl, cujo mote é "as coisas maravilhosas valem mesmo a pena todos os dias", realçando que a onda de solidariedade característica do Natal deveria ser alargada a todas as semanas do ano.

