"O Lidl vale mesmo a pena" e baixa o preço a 600 artigos desde o início do ano
O Lidl Portugal tem uma nova e significativa vaga de redução de preços, que visa tornar os seus produtos ainda mais acessíveis aos consumidores portugueses, reforçando o compromisso com o poder de compra das famílias num contexto de inflação crescente. Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, enquadra esta baixa de preços na nova campanha de posicionamento internacional: "O Lidl vale mesmo a pena".
Corpo do artigo
Desde o início do ano que o Lidl Portugal já tinha implementado reduções em 537 artigos. Nesta nova fase, a empresa irá alargar a sua estratégia de preços competitivos a mais 50 artigos do seu catálogo.
A descida média de preço nesta nova vaga é de 12.2%. A nova vaga de baixa de preços vai decorrer ao longo de várias semanas e vai incidir em várias categorias de produtos. Na primeira semana será sobre as frutas e legumes, como é o caso da banana certificada Rainforest Alliance, que estará a 1,19 €/kg, o valor mais baixo desde 2023. O cabaz é ainda composto por abacate 700g, cebola, batata vermelha, salada camponesa e salada iceberg.
Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, enquadra a continuidade da baixa de preços: "em tempos de incerteza económica e de subida da inflação, a nossa prioridade é continuar a ser um parceiro confiável para os nossos clientes. Acreditamos que o acesso a produtos de qualidade não deve ser um luxo. Esta nova baixa de preços é a prova do nosso empenho em contribuir para a sustentabilidade das economias familiares, oferecendo mais valor por cada euro gasto. Comprar no Lidl vale mesmo a pena."
O administrador responde a algumas questões sobre esta nova vaga de baixa de preços e sobre a nova campanha de posicionamento internacional do Lidl.
Que processos internos foram otimizados de modo a conseguir uma redução média de 12,2% nesta nova vaga?
As nossas baixas de preço são o resultado de uma estratégia robusta, assente na eficiência operacional e na otimização contínua dos nossos processos internos, desde a produção até à logística. Exemplos concretos incluem:
Reposicionamento ágil de artigos: a disposição em caixas de cartão, por exemplo, permite uma reposição mais rápida e eficiente dos produtos nas prateleiras, traduzindo-se diretamente em poupanças.
Compras em grande volume: a nossa capacidade de adquirir produtos em grandes quantidades permite-nos, juntamente com os nossos fornecedores, obter melhores preços.
Aquisição direta aos produtores: ao eliminar intermediários e gerir o transporte desde os produtores até aos nossos centros logísticos, conseguimos poupar em comissões, refletindo-se numa redução direta do preço final para os clientes.
Adicionalmente, procuramos transferir para o cliente as reduções de custos observadas nas matérias-primas, como foi evidente este ano com o azeite e o açúcar.
A nova vaga de baixa de preços vai decorrer ao longo de várias semanas. Será faseada consoante a categoria de produtos? Como serão os consumidores informados da categoria de produtos abrangida por esta baixa de preços?
Sim, esta baixa de preços será faseada por categoria de produtos, categorias estas selecionadas com o objetivo de trazer variedade de escolha aos nossos clientes. Os clientes serão informados sobre as baixas de preços através dos nossos folhetos, redes sociais e preçários em loja.
Quanto tempo durará a baixa de preços?
Não existe uma data de fim pré-estabelecida. Iremos garantir esta baixa de preços o maior tempo possível em benefício dos nossos clientes.
A maioria dos produtos abrangidos pela baixa de preços são bens perecíveis. É uma decisão estratégica? Tem a ver com os processos de otimização das cadeias de valor?
A nossa estratégia nesta decisão vai ao encontro daquilo que é a nossa essência enquanto retalhista :
Forte aposta na frescura e qualidade dos nossos artigos: ao focarmos em produtos frescos, garantimos uma rápida rotatividade do stock. Os produtos não ficam parados no armazém durante dias, o que reduz custos de armazenamento e o risco de desperdício. Este modelo operacional eficiente permite-nos transferir essas poupanças diretamente para o cliente, traduzindo-se em preços mais baixos.
Proximidade ao consumidor: ao estarmos a par do que os nossos clientes realmente querem, conseguimos ajustar a nossa oferta. Este conhecimento de mercado permite-nos gerir o nosso stock de forma mais precisa. Menos desperdício e um planeamento mais eficaz significam menores custos e, por consequência, preços mais competitivos.
Proximidade e aquisição direta aos produtores: esta abordagem não só nos permite negociar preços mais vantajosos, como também nos garante um controlo mais próximo da qualidade e frescura dos produtos desde a origem.
Oferta criteriosamente selecionada: tal como as categorias escolhidas para esta baixa de preços - onde se incluem produtos de limpeza, consumo do lar e cosmética - com o objetivo de alargar ao máximo a oferta de artigos e ir ao encontro da procura dos nossos clientes.
Estes exemplos estão na base da nossa promessa de oferecer produtos de alta qualidade a preços baixos, todos os dias.
"O Lidl vale mesmo a pena" reflete o nosso ADN, significa reconhecer o verdadeiro valor da vida e apreciar o que é importante para as pessoas: segurança, confiança e a realização dos seus sonhos.
A baixa de preços dos produtos constitui um ganho real para as famílias, sobretudo num contexto de subida da inflação. Como afirmaria o compromisso de confiança do Lidl para com os seus consumidores
O nosso compromisso com os consumidores traduz-se na nossa proposta de valor: "O Lidl vale mesmo a pena", assinatura resultante da nova campanha de posicionamento do Lidl a nível internacional. Esta é uma promessa a milhões de pessoas que depositam a sua confiança na marca todos os dias. O Lidl acredita que todos devem ter o direito de aceder a produtos sustentáveis e de elevada qualidade, a um preço que possam pagar.
Esta promessa manifesta-se de muitas formas: na variedade das nossas marcas próprias, nos produtos biológicos e nas alternativas de origem vegetal. Esta promessa reflete-se na frescura diária garantida aos clientes, na oferta de alimentos de qualidade para famílias e comunidades, e no valor acrescentado que a marca cria em ocasiões especiais.
"O Lidl vale mesmo a pena" reflete o nosso ADN, significa reconhecer o verdadeiro valor da vida e apreciar o que é importante para as pessoas: segurança, confiança e a realização dos seus sonhos.