
A reformulação da Estrada da Rainha e a criação da Via de Ligação 3 são dois projetos estratégicos já em curso na cidade.
Corpo do artigo
A reabilitação da rede viária em Gaia é um objetivo e um desafio. A ambição é ter uma rede viária imensa, onde importa calibrar a manutenção da rede existente com a necessidade de construir algumas infraestruturas novas e com importância para as ligações internas e externas.
Neste âmbito, destaca-se o projeto já em curso de reformulação da rede viária e pedonal da Estrada da Rainha, ruas das Pedrinhas Brancas e Caminho do Senhor. O objetivo central passa pela melhoria das condições de circulação de peões e veículos e, consequentemente, da segurança, através da criação de passeios ou da diferenciação de pavimentação, quando não é possível ter passeio.
Ao longo dos últimos anos, o Município de Vila Nova de Gaia tem investido fortemente na requalificação da rede viária municipal.
Para tal, foram definidos alinhamentos contínuos de passeios e estacionamentos, tendo sido projetadas zonas destinadas a estacionamento e a requalificação dos pavimentos, atualmente degradados e em cubos.
Com um prazo de execução de 18 meses e um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, a intervenção já arrancou em abril. Devido à dimensão da obra e às características locais, a execução da mesma será concretizada em sete fases. Os troços a serem intervencionados estão na Estrada da Rainha (entre a rua 25 de Abril e a rua do Agro, entre a rua do Agro e a rua Caminho do Senhor e entre a rua Caminho do Senhor e a rua Nova da Rainha), na rua Caminho do Senhor (entre a Estrada da Rainha e a rua Jaime Pereira da Silva e entre a rua Jaime Pereira da Silva e a rua de Santa Apolónia), na rua das Pedrinhas Brancas (entre a rua Nova da Rainha e a rua das Grades Verdes e entre a rua das Grades Verdes e a rua Boavista da Estrada).
Atualmente está em curso a primeira fase do projeto, nomeadamente a intervenção no troço da Estrada da Rainha compreendido entre a rua 25 de Abril e a rua do Agro, conforme a imagem abaixo mostra.
Assim, estão em realização os seguintes trabalhos: levantamento do piso existente (cubos), abertura de caixa, aplicação de guias de granito, colocação de infraestruturas elétricas, ligações pontuais de águas pluviais ao coletor e cortes de terrenos para acerto de alinhamentos.
Avenida até ao Mar
A Avenida até ao Mar, também conhecida por Via de Ligação 3, é um importante eixo viário que permitirá a ligação da Avenida da República, no centro de Vila Nova de Gaia, à marginal marítima.
A obra, atualmente em fase de conclusão, inclui a construção do troço da Avenida até ao Mar, entre a rua das Bocas e o Largo da Cabine, e o prolongamento até à rua do Loureiro, na freguesia da Madalena. O investimento ronda 1,5 milhões de euros. Recorde-se que o ponto de partida, no centro da cidade, em concreto junto à rotunda de Santo Ovídio, também já foi lançado.
Ao longo dos últimos anos, o Município de Vila Nova de Gaia tem investido fortemente na requalificação da rede viária municipal. Uma das opções passou pela reabilitação de vias centrais nas freguesias, com significativo tráfego diário, tais como a rua Heróis do Ultramar, a rua Central de Lever, a rua Sidónio Pais, a rua Américo Oliveira, a rua Delfim de Lima, entre outras.
Não foram descuradas outras ruas secundárias de relevância para os seus moradores. Tem sido um esforço financeiro considerável no sentido de reabilitar o espaço público e melhorar as condições de mobilidade no concelho.

