Podcast: Os desafios da recriação histórica da Viagem Medieval de Santa Maria da Feira
“A definitiva certidão de nascimento de Portugal” aconteceu, para o historiador Joel Cleto, durante o reinado de D. João I, quando, sob comando do monarca, o país ganhou a batalha de Aljubarrota.
Corpo do artigo
Está de volta a Santa Maria da Feira a Viagem Medieval que, este ano, conta com um horário mais alargado e um recinto mais amplo. Tal como nas 25 edições anteriores, a cidade não se esquece de nenhum pormenor para andar para trás no tempo e a preparação inclui o envolvimento de toda a comunidade.
Conforme explica o vice-presidente da autarquia, Amadeu Albergaria, no segundo episódio do podcast “Viagens com História”, o castelo, que descreve como “o mais belo de Portugal”, serve de inspiração para a Viagem, mas “o espaço envolvente, de uma beleza absoluta”, ajuda a, “todos os anos, fazer as coisas de forma diferente”. E nada é deixado de fora, nem as próprias casas de quem lá vive, que se “vestem a rigor” para também fazer parte da recriação histórica.
E apesar das condições arquitetónicas de Santa Maria da Feira serem ideais para voltar à época medieval, a cidade tem vindo a transformar-se para continuar a melhorar a experiência de visitantes e residentes. Para o vice-presidente, a política de cultura municipal não só pode como deve contribuir “para a regeneração de espaços urbanos” e esse objetivo tem sido tido em conta ao longo doa anos.
A cidade de Santa Maria da Feira tem vindo a transformar-se arquitetonicamente para melhorar não só a experiência dos visitantes como também a vida dos residentes
Nesta edição, a personagem principal da Viagem é D. João I que, acompanhado de D. Filipa de Lencastre e de D. Nuno Álvares Pereira, é caracterizado pelo historiador Joel Cleto como “uma das figuras mais importantes da História de Portugal”. Para o académico, o monarca, ao comandar as tropas na Batalha de Aljubarrota, contribuiu para “a definitiva certidão de nascimento” do país.
No podcast “Viagens com História” pode ficar a saber mais sobre a época medieval em Portugal e, particularmente, em Santa Maria da Feira. Se preferir uma experiência mais interativa, a Viagem Medieval decorre entre os dias 2 e 13 de agosto, em Santa Maria da Feira.