
Corpo do artigo
Muitos novos investidores que se querem começar a aventurar nos mercados financeiros, começam precisamente a negociar índices. A negociação de índices é uma forma simples, barata e que não exige grandes conhecimentos técnicos. Além disso, ajuda o investidor a constituir uma carteira bem diversificada.
O que é um índice e quais são os principais índices?
Um índice de ações é a média ponderada de um número de ações selecionadas que satisfazem determinados critérios. O Índice S&P 500, por exemplo, é reconhecido como o barómetro do estado da economia a nível mundial, sendo um índice que acompanha as 500 maiores empresas americanas medindo o valor das suas ações em termos de capitalização bolsista e que estejam disponíveis à negociação pública (elevado free float). O índice, tal como o conhecemos hoje, foi criado em 1957. A capitalização de mercado (bolsista) de cada empresa é calculada multiplicando o número de ações pelo preço atual das ações. Se uma empresa tiver 5 milhões de ações atualmente detidas pelos acionistas e o preço atual das ações for de $400, então a capitalização de mercado (ou valor) da empresa é de $2 mil milhões. Se adicionarmos a capitalização de mercado de todas as empresas listadas no índice, obtemos o valor total do índice.
Contudo, deve-se ter em conta que cada empresa do SP500 tem o seu peso específico, obtido dividindo a capitalização de mercado individual da empresa pela capitalização de mercado total do S&P 500. Portanto, são as maiores empresas que têm a maior influência no valor e na cotação do índice, como por exemplo a Apple, a Microsoft ou a Nvidia.
Existem também outros índices importantes, americanos e não só, a nível mundial, tais como:
EURO STOXX 50
Este índice de ações é composto pelas blue-chips da zona euro, consideradas líderes nos seus respectivos sectores. O índice é composto por 50 ações de 11 países da zona euro, sendo que cada empresa está autorizada a ocupar um máximo de 10% do índice.
NASDAQ
O Nasdaq é um dos índices de ações mais seguidos pelos investidores e analistas de todo o mundo, juntamente com o índice industrial Dow Jones e o S&P 500. O índice é constituído pelas 100 maiores empresas de tecnologia cotadas no mercado dos EUA.
Dow Jones Industrial Average (DJIA)
O DJIA, também conhecido como Dow 30, é baseado nas trinta maiores empresas públicas, cotadas na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e na NASDAQ. É o segundo índice mais antigo dos EUA depois do Dow Jones Transportation Average.
MSCI World
O MSCI World Index inclui empresas de grande e média capitalização de 23 países e 26 mercados emergentes. O índice foi concebido para acompanhar os mercados acionistas globais e é gerido pela Morgan Stanley Capital International. É também daí que provém a sigla MSCI.
Negociação de índices
Na XTB é possível negociar índices de várias formas: ETFs ou CFDs.
Os fundos negociados em bolsa (ETFs) são veículos de investimento que permitem a compra e a venda de instrumentos que representam uma carteira com vários ativos, como ações, índices, obrigações ou matérias-primas. Ao investir em ETFs, pode haver vantagens, incluindo custos baixos quando comparados com outras formas de investimento, como por exemplo,os fundos de investimento, cuja gestão é mais ativa e portanto também mais cara. O objetivo de um ETF de índice é que o desempenho do produto seja tão próximo quanto possível do desempenho do índice subjacente. O
O principal benefício é a capacidade de diversificar a sua carteira de investimentos com facilidade e a um custo relativamente baixo.
Na XTB, oferecemos mais de 300 ETFs para negociação, e com comissão de 0% (Condições válidas para volumes mensais até 100.000 EUR. Em transações acima deste limite será cobrada uma comissão de 0,2% (mínimo 10 EUR))
A título exemplificativo, e para quem queira investir num ETF sobre o índice S&P500, oferecemos algumas opções tais como:
- <p>Accumulating ETF iShares Core S&P 500 <b>CSPX.UK</b></p>
- Distributing ETF iShares <b>IDUS.UK</b>
- SPDR S&P 500 ETF <b>SPY5.UK </b>
- Beta ETF S&P 500 <b>BSPXPL.PL</b>
Também pode investir em ETFs que dão exposição a setores específicos do S&P 500, como por exemplo:
- Sector de comunicação ETF S&P 500 iShares <b>IUCM.UK</b>
- Sector de energia S&P 500 ETF iShares <b>IUES.UK</b>
- Sector financeiro S&P 500 ETF iShares <b>IUFS.UK</b>
- Sector das Tecnologias da Informação S&P 500 ETF iShares <b>QDVE.DE</b>
- Utilities ETF S&P 500 iShares <b>IUUS.UK</b>
Outra forma de negociar em índices é através de produtos alavancados, como os CFDs. Negociar com alavancagem sobre índices comporta um risco elevado, uma vez que as perdas e os ganhos são amplificados pelo fator alavancagem. A negociação deste tipo de produtos é mais direcionada para investidores ativos e com experiência e que não se importam com a elevada volatilidade que este tipo de produtos proporciona .
Os CFDs dão também aos traders a oportunidade de abrir posições curtas e longas sobre os índices. As posições curtas permitem obter lucros quando os preços estão em queda e são muitas vezes usadas para fazer hedging de uma carteira de ações.
Para mais informações sobre os nossos produtos, visite a página “Investir” no nosso website. Além disso, consulte as taxas e comissões de transação no nosso preçário.