
A Go Open MRI está a revolucionar o diagnóstico médico com a ressonância magnética de tecnologia aberta. Além de permitir a realização do exame a doentes claustrofóbicos, oferece uma alternativa aos 30% de pacientes que sentem um desconforto significativo ao realizar uma ressonância magnética tradicional.
Corpo do artigo
A utilização desta tecnologia vem reduzir, também, a necessidade de sedação nos pacientes pediátricos e oferecer ambientes calmos, com menor ruído, com música e cromoterapia. Por outro lado, permite uma maior facilidade na colocação do paciente no equipamento, de uma forma mais natural, bem como a execução de exames em pacientes com implantes metálicos ou próteses.
Com a abertura de clínicas em Évora, Rio Maior, Faro, Viseu e Espinho, a Go Open MRI dá passos largos na saúde do século XXI ao alcance de todos, mantendo o foco no diagnóstico e, simultaneamente, no conforto dos pacientes. Para tal, a Go Open MRI, integrada no Grupo Remagna Imas, desempenha a sua missão com equipamentos de ressonância magnética aberta da Fujifilm, tecnologia que substitui o túnel tradicional por uma estrutura circular ampla. Resultado? Exames rápidos, precisos e humanizados.
Como funciona?
A tecnologia de ressonância magnética utiliza ondas de radiofrequência associadas a um campo magnético para obter imagens de vários planos do corpo humano. Uma das grandes vantagens é não produzir radiação ionizante, prejudicial ao organismo (como acontece com a radiografia ou a tomografia computadorizada - TC), permitindo um diagnóstico médico apoiado numa análise minuciosa das estruturas anatómicas. No entanto, a tecnologia dos equipamentos existentes nas clínicas Go Open MRI vai ainda mais longe, introduzindo o conceito de ressonânica magnética aberta. O paciente, em vez de se deitar numa cama que desliza por um túnel, desliza numa estrutura que é aberta em 270º ao seu redor, permitindo que realize o exame num ambiente mais amplo e acolhedor.
Vantagens da ressonância magnética aberta
A realização de uma ressonância magnética pode trazer alguma ansiedade aos pacientes, sobretudo aos claustrofóbicos e em idade pediátrica. O stress do exame pode resultar, em última análise, à sua interrupção, colocando em risco a saúde dos pacientes. Nesse sentido, a configuração aberta dos equipamentos da Go Open MRI traz várias vantagens:
- Reduz a sensação de claustrofobia e, logo, a ansiedade que o exame possa provocar.
- Permite que os acompanhantes estejam mais próximos dos pacientes, especialmente importante em idades pediátricas, potenciando a sua cooperação, conforto emocional e sensação de segurança.
- Maior conforto geral, principalmente no que diz respeito ao calor sentido durante o exame.
- Maior liberdade no posicionamento do paciente, uma vez que a tecnologia aberta permite posições que são impossíveis de conseguir num túnel tradicional.
- Menor necessidade de anestesia ou sedação para a realização do exame, com ganhos de segurança e eficácia para o paciente.
- Versatilidade para os pacientes, na medida que é uma tecnologia adaptável a crianças, idosos, pessoas com obesidade, com implantes metálicos ou com mobilidade condicionada.
A tecnologia de ressonância magnética aberta da Go Open MRI reduz a ansiedade e a sensação de claustrofobia associados à realização do exame, permitindo maior conforto para o paciente e maior eficácia no diagnóstico médico.
Experiência do paciente: onde a ciência encontra a emoção
Nas unidades Go Open MRI, cada exame é uma jornada sensorial:
- <strong>Decoração 360º</strong>: paredes com paisagens de cenários calmos e imersíveis de florestas ou praias.
- <strong>Cromoterapia LED RGB</strong>: luzes ajustáveis reduzem a ansiedade.
- <strong><em>Playlist</em></strong><strong><em> </em></strong><strong>personalizada</strong>: a música pode ser escolhida pelo paciente antes do exame.
Para todos os que procuram um exame mais tranquilo e preciso, esta tecnologia inovadora está a redefinir o setor da ressonância magnética no país. A Go Open MRI já está presente em cinco clínicas (Évora, Rio Maior, Faro, Viseu e Espinho), mas planeia expandir a rede por todo o país.
Visite goopenmri.pt e marque uma visita técnica ou agende o seu exame.


