
Se tem um telemóvel que não funciona e não sabe o que fazer com ele, há um programa que o convida a usá-lo para ajudar o planeta. E também lhe dá uma ajuda para comprar um novo.
Corpo do artigo
A economia circular tem sido cada vez mais discutida nos debates sobre sustentabilidade, mas em que consiste exatamente? De acordo com o Parlamento Europeu, trata-se de “um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível”.
Este conceito torna-se ainda mais importante no contexto europeu atual, onde anualmente se produzem 2,2 mil milhões de toneladas de lixo. Quando se pensa em desperdício, não se pode apenas imaginar o que sobra de um jantar ou as roupas que já não nos servem.
O chamado e-waste, em inglês, também é um problema grave e inclui produtos elétricos e eletrónicos como os nossos smartphones. Quando estes deixam de funcionar e os substituímos por novos, por vezes não temos a noção do impacto que o seu descarte causa no ambiente. Mas há um programa que pretende mudar esta situação.
Em 2023, a iServices impediu que 43 toneladas se tornassem lixo eletrónico e, assim, deu uma nova vida a 246.063 equipamentos
Trata-se do Programa de Retomas da iServices, através do qual pode entregar o seu iPhone antigo numa loja iServices. Em troca, a marca avalia-lhe o equipamento e dá-lhe um valor por ele, que pode ir até aos 757,14 euros, para descontar na compra de um dos seus iPhones recondicionados. Na compra de um dos vários modelos recondicionados da iServices, desde o iPhone 8 ao iPhone 14 Pro Max, poupa mais de 60% do valor que gastaria num novo e ganha 36 meses de garantia.
Se a carteira fica a ganhar com esta oportunidade, o que dirá o planeta? Ao comprar equipamentos recondicionados, cuja qualidade é semelhante à de um modelo novo, está a reduzir drasticamente a sua pegada ecológica e também a contribuir para a economia circular. Não acredita? Olhe para o exemplo da iServices: em 2023, a marca impediu que 43 toneladas se tornassem lixo eletrónico e, assim, deu uma nova vida a 246.063 equipamentos. Contas feitas, foram menos 17.5 mil toneladas de dióxido de carbono emitidas para a atmosfera.
Caso também queira fazer a sua parte por um meio ambiente mais saudável para todos, dirija-se à sua loja mais próxima.


