
A farmacêutica alemã está a comemorar seis décadas e meia de presença em Portugal. É um percurso de projetos de investigação e lançamento de medicamentos focados na saúde humana e animal.
Corpo do artigo
"As duas grandes áreas de investimento refletem a nossa visão de longo prazo, o compromisso com a ciência e, acima de tudo, a responsabilidade social enquanto empresa familiar com mais de 135 anos de história", afirma a diretora-geral da Boehringer Ingelheim em Portugal, Sandra Marques, com um percurso que já conta com 26 anos a acompanhar o crescimento da empresa.
Na Saúde Humana, o que nos move é investigação e desenvolvimento de terapêuticas inovadoras para responder a necessidades médicas não satisfeitas. A investigação tem como foco as doenças respiratórias, oncológicas, cardiovasculares e metabólicas. Estas últimas, diz Sandra Marques, são as que têm registado maior evolução e, portanto, mais novidades a nível de terapêuticas inovadoras.
"Temos mudado o paradigma do tratamento de doenças como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), doenças fibrosantes do pulmão e doenças cardio-reno-metabólicas. Os avanços permitiram melhorar significativamente a qualidade de vida de milhares de doentes e, por outro lado, a confiança dos profissionais de saúde."
No âmbito da Saúde Animal, a Boehringer Ingelheim trabalha não só para os animais de companhia como os de produção, como suínos e bovinos, criados para obtenção de alimentos ou matérias-primas. No mercado, a empresa disponibiliza soluções de prevenção, tratamento e bem-estar. "Somos um dos maiores fornecedores de vacinas, antiparasitários e agentes terapêuticos, complementados por plataformas de diagnóstico e monitorização", garante a responsável. "Hoje, somos uma referência em prevenção e tratamento com soluções que abrangem desde animais de produção até aos nossos companheiros de quatro patas."
Nestes 65 anos da marca em Portugal, a diretora-geral assinala o reforço da identidade corporativa com o lançamento da assinatura institucional "Life Forward", em 2023, como símbolo representativo, não foi apenas estética, mas igualmente da afirmação do propósito de transformar vidas ao longo de gerações. "Life Forward" traduz o nosso otimismo inabalável e a ambição de contribuir ativamente para um futuro mais saudável, sustentável e inclusivo. Estes marcos são apenas alguns exemplos de como temos procurado ir mais além da ciência, colocando sempre a vida no centro de tudo o que fazemos", afirma Sandra Marques.
"As áreas da Saúde Humana e Saúde e Bem-Estar Animal refletem a nossa visão e compromisso de longo prazo com a ciência e, acima de tudo, a nossa responsabilidade social enquanto empresa familiar com mais de 135 anos de história"
"Esperamos trazer 20 novos medicamentos para o mercado nos próximos anos"
Mas nem só o passado interessa à Boehringer Ingelheim. O futuro é encarado "com a mesma determinação com que chegamos até aqui. Estamos focados em trabalhar com propósito, com impacto e com responsabilidade".
Sobre os resultados de 2024 quando a Boehringer impactou 66 milhões de doentes em todo o mundo, e obteve um crescimento de 8% face ao ano anterior com vendas líquidas globais de 26,8 mil milhões de euros, a responsável garante que "23% desse montante foi alocado para Investigação & Desenvolvimento - o equivalente a 6,2 mil milhões. Estamos a investir em áreas terapêuticas com elevado potencial de impacto clínico e social e, também, a apostar em soluções tecnológicas e digitais que contribuam para uma medicina mais preventiva, personalizada e sustentável", conclui sorridente a diretora da Boehringer Ingelheim Portugal, acrescentando que a empresa está envolvida em 90 projetos de investigação e que espera trazer 20 novos medicamentos relevantes para o mercado nos próximos anos, além de ter a ambição de ser líder nas áreas onde atuam até 2025 e atingir a neutralidade carbónica em todas as operações até 2030.


