
O Dia Mundial da Retina assinala-se a 29 de setembro. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e o Grupo de Estudos da Retina aproveitam a efeméride para sensibilizar o público para a importância do rastreio da retina com vista à prevenção da perda de visão associada à diabetes. Conheça os riscos.
Corpo do artigo
A retinopatia diabética é uma das complicações mais comuns da diabetes, constituindo a principal causa de cegueira evitável em idade ativa. Estima-se que cerca de um terço das pessoas com diabetes possam vir a desenvolver alterações na retina. Estas complicações são graduais, muitas vezes silenciosas, e podem conduzir à perda irreversível da visão se não forem detetadas e tratadas precocemente. De modo a alertar para esta realidade, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote "A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne".
Abrir os olhos para o problema
De acordo com Pedro Meneres, presidente da SPO, "o rastreio regular da retinopatia é fundamental. Quando realizado a tempo, permite identificar sinais precoces da doença e intervir antes que seja demasiado tarde", alerta. Deste modo, realizar consultas regulares com o médico oftalmologista e, caso necessário, proceder aos exames de ratreio são medidas fundamentais para prevenir a cegueira associada à diabetes.
O rastreio regular da retinopatia é fundamental. Quando realizado a tempo, permite identificar sinais precoces da doença e intervir antes que seja demasiado tarde
Avanços nas terapias inspiram prevenção
Dr. Miguel Lume, coordenador do Grupo Português de Retina e Vitreo da SPO, salienta a evolução terapêutica dos últimos anos, mas deixa um alerta relativamente ao problema: "os avanços recentes, tanto ao nível farmacológico como tecnológico, têm contribuído significativamente para um melhor controlo da diabetes, refletindo-se numa redução da incidência de retinopatia diabética e, por conseguinte, da perda visual associada a esta patologia. No entanto, a retinopatia diabética persiste como a principal causa de cegueira evitável em idade ativa em Portugal", adverte. Por outro lado, "a introdução de novas modalidades de imagem ocular e o desenvolvimento de terapêuticas oftalmológicas inovadoras - como os fármacos anti-VEGF administrados por via intravítrea e os implantes intraoculares de corticosteróides de longa duração - permitem atualmente ganhos significativos de acuidade visual, com um impacto direto e mensurável não só na qualidade de vida dos doentes, mas também na redução dos encargos económicos associados à perda de visão".
A campanha "A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne", da SPO e do GER inclui spots de rádio e divulgação online, nomeadamente nas redes sociais Facebook e Instagram da SPO, assim como no site.
Esta campanha conta com o apoio da Bayer e da Roche.