Miguel Lemos Rodrigues, presidente da Águas de Gaia, garante que as praias do concelho vão ter cada vez melhores serviços, sempre com a qualidade que faz com que toda a orla marítima tenha bandeira azul.
Corpo do artigo
A empresa municipal Águas de Gaia é a responsável pelas praias de todo o concelho. O seu presidente, Miguel Lemos Rodrigues, diz-se orgulhoso da situação atual, em que todas as 29 praias concessionadas têm bandeira azul. O futuro, prevê, será desenvolver os serviços, incluindo novas formas de animação. E destaca que a manutenção de toda esta área está entregue a uma equipa dedicada que ali trabalha todo o ano.
Quais são as principais características das praias do concelho de Gaia?
Gaia é uma zona com uma costa formidável e zonas balneares de excelência. Estamos a falar de mais de 15 km de uma orla marítima com grande qualidade. Todas as nossas praias têm bandeira azul, que são uma garantia de facto. Não só da qualidade da água e do areal, mas também de todas as infraestruturas, porque o Programa Bandeira Azul avalia mais de 30 critérios.
Apontou a existência de bandeira azul em todas as praias. Há margem para crescer?
Atingimos o pleno de praias com bandeira azul e hoje, de facto, a grande dificuldade, todos os anos, é a sua manutenção. Temos todas as áreas concessionadas com bandeira azul, muito embora o novo Plano de Ordenamento da Orla Costeira, cujo regulamento de praias ainda não saiu, nos vá permitir ter mais uma praia a sul, na freguesia de São Félix da Marinha. Portanto, vamos crescer um pouco para sul do concelho, com mais uma concessão a ser lançada e a nossa expectativa é que todas elas tenham bandeira azul.
Então a evolução, além desse pequeno crescimento, será feito como? Pela qualidade?
É pela qualidade e pelos serviços. Nós temos apostado muito nesta manutenção de todas as praias com bandeira azul. Desafiámos a Marina de Gaia a juntar-se a nós e a passar a ser também uma marina de bandeira azul e hoje é com grande orgulho que a marina de Gaia, a Douro Marina, é a única no Norte do país que tem essa distinção. Para além disso, este ano também tivemos a notícia de que todas as praias de Vila Nova de Gaia são consideradas praias com poluição zero pela Quercus. Portanto, aqui também o garante de que a sustentabilidade ambiental, da qualidade da nossa água, seja também uma garantia de qualidade destas praias. A nossa aposta vai ser na manutenção deste serviço de qualidade e na questão ambiental e depois incluir serviços: animação, desporto e novas formas de estar na praia. Tudo para que as pessoas se possam sentir bem, se possam divertir, possam comer bem. O crescimento vai acontecer muito pela via da animação, dos novos serviços que possamos ter nas praias.
Qual é a componente assegurada pelas Águas de Gaia neste desenvolvimento?
As Águas de Gaia têm uma característica especial. Sendo uma “utility” de água e saneamento, temos a responsabilidade da gestão da orla marítima. Porquê? Porque nós garantimos a manutenção de todo o círculo urbano da água e, portanto, temos a delegação da competência por parte da Câmara Municipal para a manutenção e gestão destes espaços. Isso permite-nos fazer aqui alguns investimentos mas também gerir todo este espaço como um todo, não só no verão mas todo o ano. Temos, inclusive, uma equipa específica com a responsabilidade de manutenção da orla marítima. Estamos a falar de cerca de dois milhões de euros de investimento por ano colocado nesta zona e que abrange a manutenção de todos os equipamentos. Outro aspeto fundamental é a acessibilidade. Nós apostamos muito em que as nossas praias sejam acessíveis. Qualquer cidadão, independentemente da sua condição, de mobilidade reduzida ou não, pode ter acesso às nossas praias de forma tranquila. Garantimos que as barreiras arquitetónicas são reduzidas ao mínimo. Isto, além das seis praias 100% acessíveis, onde asseguramos serviços extras com esse mesmo objetivo.
ÁREAS BALNEARES
Concelho totalmente coberto
Vila Nova de Gaia tem 15 quilómetros de costa atlântica onde existem 19 praias que correspondem a 29 áreas concessionadas.
Acessibilidade facilitada
Todas as praias têm bandeiras com o sistema “ColorADD” e informação em braille. As barreiras arquitetónicas foram reduzidas ao mínimo para garantir a segurança de pessoas em cadeira de rodas ou com carrinhos de bebé.
Praias 100% acessíveis
Seis praias garantem acessibilidade total, com vários serviços extra, incluindo o apoio de corporações de bombeiros.
Equipa dedicada
Uma equipa da empresa municipal assegura a tempo inteiro a manutenção de todos os equipamentos de apoio às praias.


