
A WWF Portugal lançou a Re-Store Portugal, iniciativa que prevê investir 1,8 milhões de euros até 2030 no restauro ecológico do país. A mesma conta desde o início com o apoio do Lidl Portugal, além de outros parceiros institucionais.
No total vai ser um investimento de 1,8 milhões de euros nos próximos cinco anos. O Re-Store Portugal da WWF aposta na regeneração da natureza como meio de conservar ecossistemas, gerar bem-estar e valorizar os territórios. Com ações no terreno e monitorização previstas até 2030, a iniciativa alia ciência, ação local e compromisso coletivo, pretendendo mobilizar a sociedade para restaurar a natureza portuguesa.
Segundo Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal, "Restaurar a natureza é reforçar a infraestrutura natural do país - aquela que sustenta silenciosamente a nossa economia, a saúde pública e o bem-estar coletivo.". Com base num estudo abrangente, a WWF identificou nove áreas prioritárias para restauro: Parque Nacional da Peneda Gerês, Ria de Aveiro, Serra da Estrela, Serra de Aires e Candeeiros, Tejo, Estuário do Tejo, Vale do Guadiana, Serra do Caldeirão e Ria Formosa. A iniciativa foi oficialmente apresentada num evento público que decorreu em Almada junto ao Estuário do Tejo, uma das três áreas onde arrancará a iniciativa, juntamente com o Gerês e a Serra do Caldeirão.
Lidl: parceiro desde a primeira hora
O Lidl Portugal é o parceiro impulsionador desta primeira fase, tendo financiado com cerca de 100 mil euros o estudo de viabilidade, a criação de uma plataforma digital (onde qualquer pessoa pode "comprar futuro" adicionando ações de restauro a um carrinho virtual) e o arranque da campanha. Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal, refere que "no ano em que celebramos o 30.º aniversário em Portugal, orgulhamo-nos de nos associarmos a uma iniciativa tão importante para a recuperação dos ecossistemas, junto das comunidades onde estamos inseridos. O nosso apoio à Re-Store Portugal reflete a nossa convicção de que o compromisso com a sustentabilidade vale mesmo a pena, traduzindo-se numa promessa de valor acrescentado para a sociedade e para o ambiente. É com orgulho que participamos neste projeto desde o início, tendo financiado o estudo e a criação da plataforma digital. Ao disponibilizarmos os sacos solidários em loja, conseguimos levar este apoio ainda mais longe, com a adesão dos nossos clientes, o que nos permitirá arrancar com o restauro de 30 hectares na Serra do Gerês", completa.
Para Ângela Morgado, "o compromisso do Lidl é um exemplo a seguir por outras organizações. Precisamos de passar das palavras às ações e restaurar a natureza sem hesitações. Contar com o Lidl nesta iniciativa é muito importante e transformador."

O Lidl Portugal é o parceiro impulsionador do Re-Store Portugal da WWF, tendo contribuído com 100 mil euros para financiar o estudo de viabilidade, a plataforma digital e o arranque da campanha.
Visão de longo prazo
O Re-Store Portugal vai realizar ações de restauro ecológico, proteção de espécies e habitats. Para tal está previsto o envolvimento da comunidade através de programas educativos e campanhas de sensibilização. Este projeto responde também à estratégia da Lei do Restauro da Natureza da União Europeia, que obriga os Estados-Membros à recuperação de 20% das áreas degradadas até 2030. Em Portugal, estas diretivas representam uma oportunidade para promover a inovação, o financiamento e a participação social, preparando o terreno para o futuro Plano Nacional de Restauro da Natureza.
A iniciativa conta ainda com o apoio institucional do ICNF, APA, GRACE e BCSD Portugal, refletindo um esforço coletivo para restaurar a natureza e preparar um futuro sustentável para o país.

