A selecção de basquetebol da Argentina conquistou domingo o campeonato das Américas, de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres2012, ao bater na final o Brasil por 80-75, em Mar Del Plata.
Corpo do artigo
Luis Scola, com 32 pontos, mercê de 12 de "tiros" de dois pontos convertidos, em 18 tentados, e oito em oito nos lances livres, foi a grande figura dos anfitriões e acabou por ser eleito como o Jogador Mais Valioso (MVP) da competição.
Na formação argentina, destaque ainda para os 16 pontos e nove ressaltos de Carlos Delfino, num embate em que a "estrela" Emanuel Ginobili não esteve ao seu nível, ficando-se pelos oito pontos, com seis perdas de bola sem lançamento.
Por seu lado, Marcos Vinicius, com 17 pontos, e Tiago Splitter, com 12, foram os melhores do conjunto "canarinho", que já tinha assegurado um lugar em Londres2012 com o triunfo nas meias-finais (83-76 à República Dominicana).
A equipa de basquetebol do Brasil vai regressar 16 anos depois aos Jogos Olímpicos, prova em que não marca presença desde Atlanta (1996), enquanto a Argentina volta a não falhar, sendo que se sagrou campeã em 2004, em Atenas.
No encontro de apuramento do terceiro e quarto colocados, a República Dominica superou Porto Rico (perdeu nas "meias" com a Argentina por 81-79) por 103-89.
Dominicanos e porto-riquenhos vão disputar o torneio pré-olímpico, tal como a Venezuela, que se classificou no quinto lugar do torneio das Américas.
Os Estados Unidos não participaram na competição uma vez que já tinha garantido um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres2012, face ao ouro conquistado em Pequim2008.