As exportações de vinho do Porto para o Brasil cresceram 31,2% nos primeiros seis meses deste ano face a igual período do ano passado, anunciou esta segunda-feira o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado divulgado pelo instituto público, a facturação obtida com essas vendas foi de "2,4 milhões de euros".
O Brasil volta a fazer parte do "top 10" de países consumidores de vinho do Porto, assumindo, no final de Junho, uma quota de 1,8% do total de vendas.
O crescimento do Brasil ocorre em contraciclo com as vendas globais de vinho do Porto que, no primeiro semestre, reflectiram "uma queda de 9,4% face a período homólogo de 2010".
Foram vendidos 3,4 milhões de caixas de nove litros por 132 milhões de euros, ou seja, menos 9,4% de volume de negócios do que nos primeiros seis meses do ano passado.
Neste período, a França reforçou o seu lugar no topo da tabela, sendo o maior mercado para o vinho do Porto, cujo volume de negócios atingiu os 36,5 milhões de euros.
Segue-se a Holanda, que acumulou 16,7 milhões de euros e Portugal, que consumiu 15,1 milhões de euros, sofrendo uma queda de 17,9% quando equiparado com os valores homólogos.
Não foi só no Brasil que o vinho do Porto ganhou terreno, visto que, de Janeiro e Junho deste ano, a Polónia e Finlândia registaram subidas de cerca de 58% e 43%, respectivamente.