Começa esta sexta-feira, nos Estados Unidos, a 15ª edição do Festival de Cinema brasileiro de Miami que fará uma homenagem ao jornalista, escritor e realizador Arnaldo Jabor.
Corpo do artigo
Durante o festival, que celebra seus quinze anos nesta edição, serão exibidos 15 longas-metragens e 14 "curtas", todas inéditas para o público norte-americano.
Jabor, que voltou a trabalhar como realizador depois de 25 anos afastado das direcção, terá os seus filmes exibidos numa mostra especial da cinemateca Miami Beach e a sua última obra, "A Felicidade Suprema", encerrará o certame, no dia 27 de Agosto, no Colony Theatre.
Além dos filmes de Jabor, ocuparão as salas do Colony Theatre e da Miami Beach Cinematheque produções como "Além da Estrada", de Charly Braun, "Cilada.com", de José Alvarenga Jr., e "Assim como Ela", de Flora Diegues.
O festival, que faz parte do calendário oficial de Miami, é o mais longo certame de produções em língua portuguesa realizado nos Estados Unidos e também a maior iniciativa de promoção do cinema brasileiro no exterior, com atribuição de prémios à produção e realização.
Os filmes concorrem ao prémio "Lente de Cristal", com 11 categorias para longas-metragens e seis para "curtas". A mostra conta ainda com duas categorias extra, a serem eleitas por um júri do público.
As obras vencedoras do ano passado, "Salve Geral", de Sérgio Rezende, e "O Troco", de André Rolim, regressam às telas na noite de abertura do festival, que se realiza hoje no Colony Theatre.