O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, garantiu, esta terça-feira, ao Brasil a criação de um bilhete mais barato para os jogos da primeira fase do Mundial de 2014, como solução para o problema da meia-entrada para os estudantes, informam fontes oficiais do governo.
Corpo do artigo
A proposta foi apresentada hoje na Câmara dos Deputados do Brasil, durante uma sessão da Comissão Especial que discute a "Lei Geral da Copa [Mundial]" e visa solucionar o impasse gerado entre o governo brasileiro e a FIFA, que é contrária à venda de meia-entrada aos estudantes, o que no Brasil é um direito garantido por lei.
Os bilhetes mais acessíveis seriam oferecidos apenas aos brasileiros a um preço de aproximadamente 25 dólares (cerca de 18 euros), segundo informações da assessoria da Câmara dos Deputados.
A ideia é que sejam criados mecanismos para garantir que as entradas a preços "populares" não sejam adquiridas por cambistas, nem por pessoas que poderiam pagar o valor normal.
Sobre a venda de álcool nos estádios, outra questão que tem gerado impasse entre a instituição e o Governo brasileiro, Valcke não abriu mão da posição da FIFA.
O secretário-geral defendeu a venda de cerveja de forma "controlada", referindo que esta situação ocorreu nos outros mundiais, sem lutas entre as claques.
Valcke recordou que também na Rússia e no Qatar a venda de bebidas alcoólicas é normalmente proibida nos estádios, mas que estes países abriram uma excepção para FIFA, que tem entre seus principais patrocinadores a cerveja Budweiser.