Três ex-presidentes brasileiros estiveram, domingo, presentes no velório do antigo Presidente Itamar Franco, em Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. O político morreu sábado em consequência de um acidente vascular cerebral. Enquanto Lula foi aplaudido à chegada, Fernando Collor de Mello foi recebido com vaias.
Corpo do artigo
Segundo a edição electrónica do jornal Folha de São Paulo, a chegada dos três ex-presidentes gerou manifestações contraditórias às centenas de pessoas que se encontram junto da Câmara de Vereadores de Juiz de Fora, o local escolhido pela família para o velório.
Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva foi aplaudido à chegada, Fernando Collor de Mello foi recebido com vaias. O terceiro ex-presidente presente foi José Sarney.
A urna chegou às 11.15 horas locais (15.15 de Portugal Continental), e foi aplaudida à chegada pelas centenas de pessoas presentes.
O velório em Juiz de Fora prolongar-se-á até às 08.00 horas locais de segunda-feira (12.00 horas de Portugal Continental), estando já marcado um segundo velório em Belo Horizonte, onde será velado no Palácio da Liberdade, após o que será cremado em Contagem, como havia desejado.
A Folha de São Paulo noticiou que a presidente Dilma Rousseff confirmou a presença na cerimónia de Belo Horizonte.
Itamar Franco, de 81 anos, faleceu no Hospital Israelita Albert Einstein, onde estava internado desde o dia 21 de maio, com um quadro de pneumonia.
Recentemente, tinha-lhe sido diagnosticado uma leucemia.