Mais de três mil pessoas em 29 municípios do estado do Paraná estão desalojadas devido às chuvas que caem na região desde a última sexta-feira, segundo informações da Defesa Civil estadual.
Corpo do artigo
Segundo o jornal "Estado de São Paulo", a Defesa Civil informou que 150793 pessoas foram afectadas de alguma forma pelas chuvas e, deste total, 3134 ficaram desalojadas.
As chuvas, algumas vezes de granizo, provocaram deslizamentos e alagamentos nas cidades mais atingidas.
Segundo a Defesa Civil, algumas autoestradas do estado sofreram danos com os temporais e duas pontes foram destruídas.
O governador do Paraná, Beto Richa, determinou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tome medidas urgentes para a reconstrução da ponte que liga os municípios de Doutor Ulysses e Cerro Azul, no Vale do Ribeira.
Richa também autorizou a instalação provisória de um barco de transporte de passageiros e carros no rio Ribeira e a recuperação de outro, pertencente ao município, para recompor o mais rápido possível o tráfego entre as duas cidades.
Já no Rio Grande do Sul, os temporais que atingem o estado, desde o último dia 20 de Julho, deixaram 29 municípios em situação de emergência, segundo dados da Defesa Civil estadual hoje divulgados.
As chuvas já afectaram, de acordo com a Defesa Civil, 127462 moradores. Deste total, 19316 pessoas estão ainda desalojadas.
Os municípios do litoral norte do estado são os mais prejudicados pelas chuvas, entre eles Três Forquilhas, Itati e Terra de Areia, que deixaram casas sem telhado e provocaram falta de luz e perdas significativas nas plantações de banana, produtos hortícolas, frutas e outros produtos.