O Metro de São Paulo comprou 26 comboios, compostos por seis vagões cada, da companhia "Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles" (CAF), com sede em Beasain, no norte da Espanha, por um valor de 276 milhões de euros.
Corpo do artigo
Os primeiros comboios serão entregues em 2013. O total deverá ser entregue dentro de 40 meses, informou a companhia, em comunicado.
Esta compra soma-se à de outros 17 comboios já entregues pela CAF ao mesmo cliente. A empresa espanhola também tem contratos para o fornecimento de unidades à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O último contrato consolida a CAF como a maior fornecedora de comboios ao Brasil. A empresa possui uma unidade de fabricação na cidade de Hortolândia, no Estado de São Paulo, considerada a fábrica de material ferroviário mais moderna da América Latina.
Os comboios, que incorporam os últimos avanços tecnológicos, operarão na expansão da Linha 5 (Lilás) do metro de São Paulo, cuja conclusão está prevista para 2014 e que irá ligar importantes bairros da zona Sul da cidade.
São Paulo é a capital do Estado mais industrializado do Brasil e uma das cidades mais populosas do mundo. Mais de 20 milhões de habitantes vivem na região metropolitana.
Apesar das proporções da cidade, o Metro de São Paulo, inaugurado em 1974, possui apenas 65 quilómetros de vias, com 60 estações. Destaca-se por ser um dos mais modernos do continente americano.
Fora de Espanha, a CAF opera em Hong Kong, Washington, Nova Déli, Roma, Bruxelas, Caracas e Medellín (Colômbia). Na semana passada, a empresa espanhola também assegurou a adjudicação de um contrato com o Metro de Santiago de Chile.
