O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, foi aplaudido, esta quarta-feira, pelos moradores da Rocinha durante a sua primeira visita à comunidade, três dias após a ocupação policial.
Corpo do artigo
Beltrame recebeu também reacção positiva de moradores do Vidigal, favela localizada ao lado da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, também ocupada por forças policiais no último domingo.
Durante a visita, o secretário disse que é preciso "recuperar o tempo perdido" e ressaltou que o primeiro passo para isso já foi dado.
"As janelas e as portas estão abertas, vamos avançar", declarou o secretário, citado pelo jornal "O Globo".
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã de hoje um plano de acção para ampliar e melhorar os serviços públicos prestados à comunidade.
Entre as medidas de emergência citadas pelo prefeito Eduardo Paes estão o envio de 100 funcionários extras da companhia de limpeza, cujo serviço é feito hoje por 92 profissionais.
O Banco do Brasil e a Caixa Económica Federal também anunciaram esta semana a intenção de abrir novas agências na região.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Segurança, mais de 350 quilos de drogas foram apreendidos até ao momento, além de 23 mil munições para diversos calibres e 129 armas de fogo, incluindo 73 armas automáticas e semi-automáticas.
Em três dias de operação, o número de motos roubadas ou irregulares encontradas chegou a 150 e o de CD e DVD piratas a 20 mil.