Para avaliar o estado da arte da qualidade de vida nos concelhos portugueses, o Instituto de Tecnologia Comportamental retoma este ano, em parceria com o Jornal de Notícias a elaboração de um ranking dos melhores municípios para viver.
Corpo do artigo
Quase um em cada três portugueses (30,1%) considera que a sua qualidade de vida é baixa, mostram os dados mais recentes (2021) do Eurostat, o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE). Ao contrário, 18,6% diz-se muito satisfeito. A maioria (51,3%) reporta uma qualidade de vida média. Contas feitas, Portugal está abaixo da média da UE e muito distante da Finlândia e Irlanda, cujos cidadãos mostram os mais elevados níveis de satisfação no espaço europeu.
Para avaliar o estado da arte da qualidade de vida nos concelhos portugueses, o INTEC - Instituto de Tecnologia Comportamental elabora, desde 2008, um ranking dos melhores municípios para viver. A iniciativa, retomada este ano, conta com a parceria do Jornal de Notícias. No final, conheceremos os cinco concelhos do país com melhor qualidade de vida. A iniciativa fecha com uma gala, no dia 3 de novembro, em que serão atribuídas distinções aos vencedores finais e em cada categoria.
FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO GRATUITA.
PROGRAMA
14h00 - Creditação
14h30 - Sessão de abertura
Jonatas Machado, Presidente da FDUC
Patrícia Palma, Presidente da Direção do INTEC
Inês Cardoso, Diretora do Jornal de Notícias
Nuno Moita, Representante da ANMP
15h00 - Apresentação de Estudo: A Qualidade de Vida nos Melhores Municípios para Viver
15h30 - Cerimónia de Entrega dos Prémios M2V
16h30 - Sessão de Encerramento e Perspetivas Futuras
Lançamento da Rede Nacional de Municípios com Qualidade de Vida (Assinatura da Carta de Fundação)
17h00 - Cocktail de Encerramento & Apontamento Musical
LOCAL - Universidade de Coimbra, Sala da Capela do Colégio da Trindade, Travessa da Trindade, 3000 - 490 Coimbra