Nem o confinamento vai atrapalhar a vontade dos fãs: a sétima "Noite dos Livros de Harry Potter" desenrola-se a partir desta quinta e promete quatro dias de animação contínua. Saiba aqui o que pode esperar dessa maratona.
Corpo do artigo
Há semanas que os milhares de fãs de Harry Potter não falam noutra coisa. Pela sétima vez, leitores de todas as idades vão juntar-se em torno dos livros criados em 1997 por J. K. Rowling. Desta feita, num contexto fortemente pandémico que vai alterar sobremaneira a forma de celebração. Por isso, em vez das aglomerações habituais, o entusiasmo é transferido para um ambiente doméstico, onde os fãs possam usufruir em plena segurança das surpresas reservadas pelos organizadores.
A partir do tema "Os Segredos da Diagon-Al", a conhecida rua das lojas destinadas a feiticeiros, a sétima edição do evento vai ter várias particularidades. A começar na extensão para quatro dias (a festa termina apenas no domingo) e passando pela preponderância do digital nas iniciativas previstas. Devido a estas adaptações, espera-se que sejam vários os milhares de aficionados (não só leitores, mas também bibliotecas e livrarias) a aderir a esta celebração.
"Bem-vindo! Estamos muito contentes por participares no sétimo ano da Noite dos Livros do Harry Potter. O tema mágico deste ano é a Diagon-Al. Feiticeiras, feiticeiros e Muggles de todo o mundo estão convidados para descobrir os segredos das suas lojas e oficinas. Preparem as varinhas... A magia começa aqui!".
É desta forma que vão ser recebidos os participantes de uma festa que já entrou nas rotinas dos "potterheads" portugueses. Antes mesmo de se prepararem para cumprir as atividades e desafios sugeridos, é-lhes pedido que se vistam a rigor, decorar o espaço envolvente e, claro, preparar algumas guloseimas enfeitiçadas para acompanhar a(s) noite(s).
Como qualquer leitor da saga bem sabe, foi na Diagon-Al que Harry Potter teve o primeiro contacto com o mundo da feitiçaria. Em cada recanto encontram-se vassouras de última geração à venda, mas também autores feiticeiros a autografar livros ou jovens estudantes de Hogwarts a comprar material escolar, sejam caldeirões, penas, mantos, varinhas e vassouras.
No guia a que os participantes da Noite dos Livros do Harry Potter vão ter acesso, haverá sugestões de adereços ou até de recriação de personagens. Sejam elas Ollivander, o vendedor de varinhas; Madam Malkin, a feiticeira que faz capas à medida; o duende Griphook ou até o dragão do Banco de Gringotts.
O autor do melhor disfarce vai ganhar um livro à escolha da série original, bastando para isso partilhar a vestimenta nas redes sociais.
Associando-se à festa, a Presença assegura um desconto de 30% em todos os volumes que integram a série, desde que sejam comprados até domingo no seu site.
Com o uniforme a preceito, todos os participantes poderão depois entregar-se à superação de desafios que incluem sopas de letras, leituras em voz alta (quanto mais alta melhor, para afastar os espíritos malignos), quiz vários, pinturas sugestivas e correspondências de palavras.
Se, mesmo no final de todas estas atividades, sentirem saudades do rebuliço dos anos anteriores, saibam que, se tudo correr como previsto, a próxima edição da Noite dos Livros do Harry Potter em Portugal já deverá marcar o regresso à normalidade de sempre, aumentando assim ainda mais o já notório entusiasmo de todos os envolvidos.