Obras dos artistas portugueses Pedro Costa, Rui Chafes e Paulo Nozolino vão estar reunidas numa exposição a inaugurar a 8 de junho de 2022 no Centro Pompidou, em Paris.
Corpo do artigo
A exposição temporária consagrada ao cineasta, ao escultor e ao fotógrafo portugueses vai estar patente naquele centro cultural até 22 de agosto de 2022 na galeria quatro, indica site daquela instituição.
Articulada em redor da instalação "As filhas do Fogo", de Pedro Costa e Rui Chafes, e ainda da instalação "Minino macho, Minino fêmea", de Pedro Costa, acompanhada por uma série de fotografias de Paulo Nozolino, "a exposição está pensada para ser um percurso mental e imersivo na encruzilhada das questões plásticas destes três artistas que têm estado envolvidos, ao longo dos anos, numa colaboração fecunda".
A mostra coletiva apresenta-se sob a forma de "um diálogo renovado entre cinema, escultura e fotografia" criadas por estes três autores nascidos entre meados de 1950 e 1960.
No mesmo mês, Pedro Costa terá uma retrospetiva no centro de arte Jeu de Paume, em Paris.
De acordo com aquele centro de arte dedicado à Fotografia e Imagem, a retrospetiva decorrerá de 14 a 26 de junho de 2022, e é apresentada como uma homenagem a Pedro Costa, a quem foi atribuída ainda uma 'carta branca', para programar escolhas pessoais, na instituição.