Uma mnemónica para o dia em que se celebra a implantação da República mas também o Tratado de Zamora, que assinala a independência de Portugal.
Corpo do artigo
Em 2018, ano em que já estava reposto o feriado do 5 de Outubro depois da austeridade, a investigadora Jenny Silvestre criou um filme-concerto com fotografias de Joshua Benoliel e música de Luís de Freitas Branco intitulado "Momento 1910". Apresentada em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, e com uma estética a lembrar os filmes de Charles Chaplin, a obra retrata como era Portugal no tempo da Primeira República.
Aqui pode ver o trailer:
g5EmH7JPjc8
Já sobre o Tratado de Zamora, o livro de Domingos Amaral "Assim, nasceu Portugal: Por amor a uma mulher" é um dos relatos obrigatórios. Para as faixas etárias mais baixas, aqui pode-se ver uma breve explicação sobre este momento histórico:
uvb-M0OiWMM
Mais tarde, as crises sucessórias haveriam de levar a uma união ibérica forçada em 1580, após a morte de D. Sebastião. Imperdível para o dia de hoje é o filme "O quinto império" de Manoel de Oliveira. A longa-metragem de 2004, baseada na peça "El-Rei Sebastião" de José Régio, conta como D. Sebastião desaparece, nunca sendo o seu corpo identificado. A partir daí, gera-se o mito de que o rei voltará num cavalo branco numa manhã de nevoeiro para derrubar o mal. Reza a história que é também o motivo pelo qual os portugueses sofrem de um eterno saudosismo. O filme pode ser visto integralmente aqui:
AMqq_Da2P-g
Nem todos foram tão zelosos de que Portugal e Espanha fossem países distintos. Em 2007, o Nobel da literatura José Saramago disse: "Dentro de 50 anos Portugal acabará por integrar-se em Espanha". Nessa sua profecia vinda do livro "A jangada de pedra", Saramago admitia que o país mudaria de nome e passaria a chamar-se Ibéria. Mas aqui haveria, entre outros problemas, o facto de Espanha ser uma monarquia parlamentar.
Esta seria uma missão laboriosa, apenas possível para agentes secretos do calibre do ficcional James Bond, 007, cujo aniversário se comemora oficialmente hoje, dia em que também se assinala a estreia do filme "Agente secreto 007" ("Dr. No" no original), em 1962.