Milhares de fãs de Michael Jackson estão a chegar a Los Angeles desde o início do fim-de-semana e antes do último adeus ao "rei da pop", terça-feira, num espectáculo de homenagem no Staples Center.
Corpo do artigo
As forças de segurança receiam que os numerosos admiradores vindos dos quatro cantos dos Estados Unidos ou do México para assistirem ao evento de terça-feira cometam excessos e por isso têm vindo a aconselhá-los a ficar em casa, à frente dos televisores.
Desde sexta-feira, foram postos na Internet 17.500 bilhetes gratuitos para a cerimónia de homenagem ao cantor e duas horas depois deste anúncio o site do Staples Center, uma sala situada no centro de Los Angeles, já tinha recebido 500 milhões de visitas.
Quando for concluído o registo dos pedidos, no domingo, os bilhetes serão atribuídos em pares por sorteio.
A cerimónia de terça-feira, dedicada à celebração da "vida do rei da pop", começa às 10:00 locais (18:00 em Lisboa).
Cerca de 11 mil espectadores serão acolhidos no recinto do Staples Center, enquanto que numa sela vizinha, o Nokia Theater, se projectarão em directo as imagens da cerimónia para outros 6.500 fãs.
A polícia de Los Angeles exortou os admiradores de Michael Jackson a não se dirigirem ao local se não tiverem os preciosos bilhetes.
"Se não tiverem bilhetes, nem acreditações, não só não poderão entrar (...) como não serão autorizados a ficar nas imediações", advertiu Earl Paysinger, subchefe da polícia de Los Angeles.
Enquanto isso, não foram ainda divulgadas quaisquer informações sobre o funeral propriamente dito.
O Staples Center pertence à AEG, a promotora dos concertos que Michael Jackson deveria dar em Londres a partir de 13 de Julho, no que seria o seu regresso aos palcos para a "descida final do pano", como ele próprio prometera.
E foi no Staples Center que o cantor ensaiou o espectáculo até à véspera da morte, ocorrida subitamente a 25 de Junho na casa que alugara em Holmby Hills, perto de Beverly Hills.
Será montado um largo perímetro de segurança em volta do local da cerimónia de terça-feira.
Várias cadeias de televisão, entre as quais a MTV, têm prevista a transmissão da cerimónia em directo, o que deverá consolar os fãs desprovidos de bilhetes e sossegar as autoridades.