65 mil festivaleiros e impacto económico de 22 milhões de euros no North Festival
O ISAG – European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresarias e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa, concluiu no seu estudo sobre o North Festival, que se realizou nos dias 24, 25 e 26 de maio, que participaram 65 mil festivaleiros com um impacto de 22 milhões de euros.
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No estudo realizado pela instituição mais de metade (61,7%) do público era feminino, e licenciado (70,3%). A média de idades situou-se nos 33 anos. Segundo a entidade o gasto médio por visitante do certame que se realizou pela primeira vez no Parque de Serralves, foi de 43,71 euros, excluindo a aquisição do bilhete.
Os festivaleiros deslocaram-se, sobretudo, a partir dos concelhos de Braga (22,3%), Lisboa (12,6%) e Aveiro (9,7%). Entre os visitantes que se deslocaram de outros concelhos e mesmo do estrangeiro, 85,4% indicaram ter vindo ao Porto propositadamente para o North Festival, o que permitiu dinamizar o turismo local. Neste ponto, refira-se que os visitantes aproveitaram a vinda ao North Festival para descobrir a cidade com a visita ao centro histórico do Porto (34,3%), para realizar atividades gastronómicas (22,0%), para visitar monumentos/museus (15,2%), para fazer compras (14,9%) e para realizar atividades na natureza/ao ar livre (13,6%), entre outras.
O contributo estendeu-se ao setor hoteleiro, com os visitantes a pernoitarem na cidade do Porto, em média, três noites, tendo escolhido o hotel (30,2%) como espaço preferencial, seguindo-se a casa de amigos ou familiares (25%) e, ainda, o alojamento local (22,7%).
O gasto médio, por dia, na cidade do Porto, foi de 433,09€. As deslocações e viagens foram as despesas mais significativas, por dia, (131,80€), seguindo-se o alojamento (88,06€), a participação em momentos de cultura ou lazer (67,03€), as refeições (65,85€) e as compras ou presentes (55,96€).
Ainda segundo este estudo, 18,4% dos festivaleiros tinham nacionalidade estrangeira, destacando-se, aqui, o Brasil (52,6%), Espanha (9,1%) e, ainda, a Alemanha (4,6%) como os principais países de origem. Ou seja, 11960 festivaleiros eram estrangeiros, sendo destes 6290 brasileiros.
Concertos ao vivo motivam a vinda de 86,3% de público estreante
O primeiro grande festival do ano conseguiu conquistar, ainda, novos públicos, destacando-se, aqui, que 83,6% dos inquiridos afirmou que estava a conhecer o evento pela primeira vez. Destes, 80,7% optou por adquirir bilhete diário. Refira-se, ainda, que os festivaleiros atribuíram a maior importância à possibilidade de ouvir música ao vivo e ao entretenimento e diversão proporcionados pelo festival (ambos com 4,5 valores numa escala de 0 a 5). A vontade de assistir aos concertos das bandas ou artistas nacionais e internacionais, bem como a apreciação da atmosfera do festival estiveram, também, expressivamente valorizadas (todos com um nível médio de importância atribuída de 4,4 em 5). A socialização com a família ou amigos e a fuga da rotina foram igualmente motivos relevantes na escolha do festival (ambos com 4,3 valores em 5).
Música e sustentabilidade no Parque de Serralves elevam satisfação
O nível médio de satisfação global com o festival situou-se nos 4,3 valores (numa escala de 0 a 5), com destaque especial para a localização (Parque de Serralves) e para as bandas/artistas, pontos com um nível médio de satisfação de 4,3 valores. A organização do festival, a cenografia e a restauração registaram, também, um impacto significativo na experiência positiva dos visitantes, aspetos com uma média de 4,2 valores.
O North Festival manteve as práticas sustentáveis na edição deste ano, salientando-se a associação à Re-Food, que vis combater o desperdício alimentar. Estas iniciativas conquistaram um nível médio de satisfação de 4,3 – em 5 – para a parceria com o Re-Food, e de 4,2 – também em 5 – para a utilização exclusiva de copos reutilizáveis. No que se refere às iniciativas de sustentabilidade ambiental, a classificação geral fixou-se nos 4,2.
Os visitantes evidenciaram, também, o impacto do North Festival para a promoção da cidade do Porto. O nível médio de concordância com esta afirmação foi de 4,4 valores em 5. Do mesmo modo, destacaram o contributo do festival para a diversidade de experiências culturais (4,3 em 5) e desenvolvimento da identidade da cidade e do amor (brand love) associada ao Porto (4,2).
A experiência no festival superou as expectativas, com um nível médio de concordância de 4,1 em 5 relativamente à afirmação: “o festival está a correr melhor do que esperavam”. Realça-se, também, a intenção de voltar e passar a palavra, com os inquiridos a apresentarem um nível médio de concordância de 4,2.

