Está quase pronta a aplicação de telemóveis "StayAway" para rastreio de contactos de infetados desenvolvida pelo INESC TEC do Porto. Um sistema que suscita debate quanto à preservação dos dados dos utilizadores. Os responsáveis do projeto respondem às duvidas em direto, a partir das 14 horas, no Instagram.
Corpo do artigo
José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e Rui Oliveira, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema "StayAway" juntam-se para uma conversa que se insere no 132.º aniversário do JN, comemorado hoje, a segunda de quatro. Reveja aqui.
https://www.instagram.com/p/CA7zkcEDbis/
Às 16 horas medimos o desconfinamento do país em conversa com Nuno Santos, responsável pela análise dos dados da PSE, uma empresa especializada em ciência e pesquisa avançada de dados. Focada na analítica avançada, a empresa foi contabilizando o nível de confinamento e desconfinamento do país ao longo dos últimos meses, através de uma aplicação de monitorização de localização e meios de deslocação.
Gustavo Carona, médico intensivista que trabalhou em cenários de guerra em 13 missões humanitárias, em países como a Síria ou o Iraque, entre outros, junta-se aos leitores do JN pelas 19 horas. Já trabalhou nas condições mais difíceis a quilómetros de distância de casa e nos últimos meses juntou-se aos que travam a longa batalha contra a covid-19 nos hospitais portugueses. Está no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, a combater a pandemia.
Um concerto em direto de Cuca Roseta, para acompanhar no site e das redes sociais do JN, fecha, às 18.30 horas, o 132º Aniversário do Jornal de Notícias.