Integrada no programa oficial das comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, aa exposição "A arte do verso". pode ser visitada na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, até 23 de abril.
Corpo do artigo
Janela aberta para a vida e as palavras de Eugénio de Andrade, a exposição "A arte dos versos" assinala, no Porto, o centenário do nascimento do autor de "As mãos e os frutos".
Comissariada por Jorge Sobrado e Rita Roque, a mostra apresenta parte significativa do espólio eugeniano, que foi entregue à cidade onde viveu durante 55 anos e na qual escreveu quase toda a sua obra literária.
Cartas, manuscritos, fotografias ou edições raras são apenas alguns dos documentos valiosos que podem ser vistos de perto e permitem lançar um olhar amplo sobre o processo criativo e as circunstâncias de vida de Eugénio de Andrade.
Através da disponibilização das diferentes versões manuscritas e dactilografadas do seus poemas, a exposição retrata o modo diligente e oficinal como encarava a arte poética.
Quem visitar neste sábado a exposição pode ainda assistir, às 17 horas, a uma sessão especial do ciclo de conversas Porto de Encontro dedicado ao poeta.
Participam Júlio Machado Vaz, Isabel Ponce de Leão, Miguel Moura e Cristiana Sabino (leituras).
"A arte do verso"
Biblioteca Municipal
Almeida Garrett
Jardins do Palácio de Cristal
Até 23 de abril