Composição histórica do Expresso do Oriente proporciona viagens inesquecíveis.
Corpo do artigo
"Um crime no Expresso do Oriente" da escritora Agatha Christie foi uma das obras que mais divulgaram esta exuberante viagem, onde Hercule Poirot desvenda um assassinato a bordo do histórico e sumptuoso comboio, que transportou membros da realeza na sua época áurea (século XIX).
Actualmente, é só numa data por ano que o Expresso do Oriente faz um itinerário parecido com o do trajecto original entre Paris e Istambul. Este ano, a viagem de sonho acontece a 28 de Agosto. E apesar de o trajecto não ser tão grande como a inicial, o preço é e continua a seleccionar os turistas: fica por 8.020 euros por pessoa (em ocupação dupla). Se viajar sozinho fica por 11.580 euros.
Entre Paris e Istambul, a viagem é de oito dias. A partida é feita de avião a partir de Lisboa até Paris. O Expresso do Oriente parte da Gare de l'Est em direcção a Budapeste onde pode pernoitar-se em hotel. No dia seguinte, sugere-se uma visita à capital romena.
A noite é feita a bordo do Expresso do Oriente para depois fazer uma paragem em Sinaia e regressar a Bucareste. No quinto dia descobre-se a Bulgária, e no sexto Istambul, onde se permanece até ao oitavo e último dia da viagem. O regresso é feito de avião, a partir de Istambul rumo a Lisboa.
A bordo do comboio é recordado o luxo e o glamour de outros tempos. Há refeições de quatro pratos, servidas em requintada louça, nas charmosas carruagens-restaurante e ouvindo o piano na carruagem-bar.
Com várias datas espalhadas entre os meses de Março a Novembro, o Expresso do Oriente tem outros programas: de quatro dias entre Veneza-Paris-Londres (a partir de 3.750 euros/pessoa) e de sete dias entre Veneza-Praga-Londres ou Veneza-Viena-Londres (a partir de 4.470 euros/pessoa).