A retrospetiva integral da obra de Alice Rohrwacher pode começar a ser vista a partir desta quarta-fera no Batalha Centro de Cinema. O ciclo prossegue até 26 de fevereiro.
Corpo do artigo
O Batalha Centro de Cinema exibe esta quarta, às 21.15 horas, “Corpos celestes”, a primeira longa-metragem da cineasta italiana Alice Rohrwacher.
Com um reconhecimento crescente no meio, a realizadora já exibia no primeiro filme, datado de 2011, algumas das marcas que ainda hoje perduram no seu cinema, como o apego ao lado encantatório da existência.
Através da história, somos impelidos para o universo pessoal de Marta, uma jovem de 13 anos que regressa à pequena vila natal, numa zona rural de ´Itália, após dez anos a viver na Suíça. Enquanto se prepara para o Crisma, a jovem, a atravessar as dúvidas próprias da idade, é acometida por uma série de inquietações que a fazem questionar os preceitos da moral cristã. Crítica, Marta observa o desfasamento entre a rigidez e o puritanismo dos membros da comunidade e os seus comportamentos na esfera privada.
O filme volta a ser exibido no Batalha no próximo dia 22, às 15.15 horas.