Clássico da literatura mas também da dança, "D. Quixote" chega esta quinta-feira à noite ao palco do Coliseu do Porto pela mão do Ballet de Kiev.
Corpo do artigo
Das páginas imortais escritas por Miguel de Cervantes no início do século XVII, “D. Quixote” é transposto esta quinta para o palco do Coliseu do Porto, numa revisitação a cargo do Ballet de Kiev que marca a estreia da companhia ucraniana nos palcos da Invicta.
A partir deste clássico da literatura, o cooreógrafo Marius Petipa e o compositor Ludwig Minkus levaram por diante uma versão que, desde a sua estreia em 1869 no Teatro Bolshoi de Moscovo, tem sido apresentada nos palcos de todo o mundo ao longo dos tempos, sendo ainda hoje considerada uma das obras essenciais do repertorio do ballet clássico.
O bailado resgata as personagens mais emblemáticas do romance. Não só o sonhador cavaleiro Dom Quixote, acompanhado pelo seu fiel escudeiro Sancho Pança, mas também a amada do pobre fidalgo (aqui chamada de Kitri) e o jovem barbeiro por quem está apaixonada.
Os bilhetes variam entre os 20 euros (geral) e os 37 (cadeiras de orquestra).