“Rock‘n’roll star!” é a recolha definitiva sobre a mais célebre "persona" de David Bowie.
Corpo do artigo
Andrógino, alienígena, exuberante e ficcional. Foi a mais famosa ‘persona’ criada por David Bowie, em pleno ápice do seu talento. A super estrela que veio do espaço pisou a Terra entre 1972 e 1973 e deixou um álbum fabuloso de glam rock – “The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” –, o segundo mais vendido na carreira do cantor, logo atrás de “Let´s dance”. A sumptuosa caixa de 5 CD + Blu-ray agora lançada é a reunião definitiva do material que conta a história da personagem e do seu processo criativo.
“Rock ‘n’roll star!” segue na esteira de outras coleções que, nos últimos anos, acumularam exaustivamente elementos para descrever a criação de álbuns clássicos de Bowie, como “Conversation piece”, que segue os primeiros anos do “camaleão” até “Space oddity” (1969), ou “Divine symmetry”, apresentado como viagem até “Hunky Dory” (1971). Foi justamente nessa viagem que começou a desenhar-se, também, Ziggy Stardust, que seria acompanhado pelos três membros de Arnold Corns – Mick Ronson (guitarra), Trevor Bolder (baixo) e Mick Woodmansey (bateria) –, banda de breve duração renomeada The Spiders from Mars.
Se boa parte do material desta edição – versões alternativas, rascunhos de canções e lados B – circulava já noutros discos, oficiais e piratas, há no entanto pérolas desconhecidas, como “So long 60’s”, canção folk que viria a tornar-se a energética “Moonage daydream”; e ainda “Shadow man” ou “Looking for a friend”. Há também curiosidades, como a demo de “Soul love”, uma das mais belas canções de Bowie, em que, no final, se ouve uma troca de impressões entre o cantor e Mick Ronson a propósito dos arranjos.
Noutros discos encontram-se gravações ao vivo, ensaios e as célebres sessões na BBC apresentadas por John Peel. É todo um cosmos, rematado por volume com dezenas de artigos, imagens e ‘memorabilia’, que dá conta da génese, apogeu e queda de uma das mais fascinantes criaturas que apareceu no rock.