O ciclo Shortcutz regressa esta terça-feira à noite ao Teatro de Vila Real com a exibição de dois filmes que convergem no formato livre.
Corpo do artigo
Movimento internacional de curtas-metragens que celebra as imagens na sua dimensão mais livre, o Shortcutz continua a percorrer o país, concentrando em seu redor aqueles que buscam propostas fora do circuito comercial.
Esta terça-feira, às 21.30 horas, o Teatro de Vila Real acolhe mais uma sessão deste ciclo, com duas propostas complementares. Realizado por Francisco Queimadela e Mariana Caló, “A trama e o círculo” é “um filme fragmentário imerso na ideia de transformação da matéria, gerando um movimento concêntrico que se metamorfoseia ao longo do trabalho”.
Com a assinatura da experiente Teresa Villaverde, “Six portraits of pain” é um documentário de 2019 nascido do desejo de António Pinho Vargas de dar corpo a seis ensaios poéticos de Gilles Deleuze, Espinoza, Thomas Bernhard, Manuel Gusmão, Paul Celan e Anna Akhmátova, a que se junta a “austeridade formal e tocante apelo poético” característico da cineasta.