Até final do mês, a literatura transalpina vai estar em foco no Porto, com uma programação diversificada de que se destaca a presença de autoras de primeiro plano.
Corpo do artigo
Incisiva e atuante, mas ainda mal conhecida junto de uma faixa significativa de leitores portugueses, a literatura italiana do nosso tempo é a grande protagonista do projeto “Bella Letteratura”, um projeto desenvolvido pela ASCIP Dante Alighieri, em parceria com a editora Book Cover.
O programa teve início ontem e prolonga-se até ao próximo dia 31, compreendendo um número alargado de iniciativas, incluindo concertos, masterclasses e sessões de cinema. O destaque vai, todavia, para os encontros com algumas das mais significativas autoras italianas da atualidade.
Depois da conversa desta quarta com Melania Mazzucco, escritora e guionista que venceu o prestiado Prémio Strega com o livro “Vita”, o destaque de quinta-feira vai para a escritora Federica De Paolis. Em foco vai estar o seu último livro, “Do lado da mãe”, uma homenagem à progenitora, cuja vida é narrada e retratada com um estilo à moderno e à flor da pele. A sessão está marcada para as 18.30 horas, na Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto).
Os encontros com as escritoras estendem-se até 31 de outubro, às 18 horas, com a presença de Federica Manzon, autora de "Alma", livro vencedor do Prémio Campiello 2024.