"Rubab", um documentário de Marta Vaz sobre uma centena de músicos do Afeganistão que prosseguem a sua atividade em Portugal, é um dos destaques da programação desta terça-feira do Porto Post Doc.
Corpo do artigo
A salvo em Portugal. Nas suas vidas e vocações. Podia ser o subtítulo de “Rubab”, filme de Marta Vaz que passa esta terça, às 15.15 horas, no Passos Manuel, integrando a secção Cinema Novo do Festival Porto Post Doc.
Trata-se de uma curta-metragem com foco nos alunos da única escola de música de Cabul que, após o regresso dos Talibã ao poder no Afeganistão, em 2021, se refugiaram em Lisboa. Com a prática da música banida no seu país, cerca de 100 jovens encontraram no Conservatório Nacional um abrigo e uma possibilidade de continuarem os estudos artísticos. De aulas de canto a ensaios de orquestra, passando pela aprendizagem do “rubab”, instrumento de cordas da Ásia Central semelhante ao alaúde, o filme retrata um dos poucos finais felizes da malograda história do Afeganistão.
Outras propostas relacionadas com a música serão exibidas também amanhã na secção “Transmission” do festival: “Nas: time is Illmatic”, sobre o rapper Nas; "Can and me”, que conta a história da influente banda de krautrock; e “Moderat: The last days”, um olhar sobre o supergrupo alemão de música eletrónica. Os três filmes serão projetados no Passos Manuel.
Passos Manuel
Rua de Passos Manuel, 137, Porto