“PPP porosità, poética e política”, exposição da autoria de Paulo Catrica, é a mais recente proposta que pode ser vista na Escola das Artes, no Porto.
Corpo do artigo
A Escola das Artes da Universidade Católica do Porto tem patente ao público até ao próximo dia 18 de abril a mais recente exposição fotográfica de Paulo Catrica.
Intitulada “PPP porosità, poética e política”, a mostra transporta-nos para a cordilheira montanhosa de Madonie, na região da Sicília, em Itália. Aqui, o paradoxo entre a beleza natural extrema e a banalidade revela as “cicatrizes” que pouco a pouco são reveladas na paisagem.
Por detrás da escolha está “a pretensão que o uso quotidiano, banalidade e monumentalidade, da paisagem, da arquitetura e do espaço público se podem revelar através das fotografia”.
Paulo Catrica é um fotografo português que tem vindo a expor o seu trabalho desde 1997. A fotografia de Catrica tem como ponto focal a arquitetura, as paisagens, os espaços públicos, os lugares. Como tal, tenta sempre filiar nas suas fotografias a realidade e a descrição, associando a arquitetura com o seu envolvente e insciente uso quotidiano, “(re)criando um lugar fotográfico”, como uma alegoria do lugar comum.
A exposição está todos os dias disponível para ser visitada entre as 14 e as 19 horas. A entrada é livre.