O músico e compositor Francisci Sassetti apresenta-se este domingo numa já esgotada Sala 2 da Casa da Música para um concerto de revisitação do seu primeiro disco.
Corpo do artigo
Uma releitura do seu aclamado álbum de estreia como compositor, “Home (2023), é o que propõe o pianista Francisco Sassetti (Lisboa, 1964) com “Home Felt Piano”, espetáculo que sobe ao palco da Sala 2 da Casa da Música, no Porto.
Nome incontornável da cena clássica portuguesa, com mais de 30 anos de carreira, Francisco começou a compor “compulsivamente” após a morte do irmão Bernardo Sassetti, em 2012, confessou em entrevistas: “Foi quase como se quisesse continuar a obra dele, tão tragicamente deixada a meio”.
Influenciado por compositores como Arvo Pärt e Wim Mertens, Francisco destaca-se pelo intimismo e intensidade das suas composições, que frequentemente remetem para experiências pessoais. São narrativas que se desprendem dos seus dedos.
No concerto deste domingo apresenta essa nova perspetiva sobre os temas de “Home” que foi já fixada no álbum “Home – reworked for felt piano”, lançado no início deste mês.