O cartaz de 2025 é da autoria de Madalena Matoso, vencedora da do Grande Prémio BIG edição anterior.
Corpo do artigo
A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães vai realizar-se entre 25 de outubro e 31 de dezembro do próximo ano. As inscrições para o prémio nacional BIG 2025 abriram esta semana e decorrem até 30 de abril de 2025. Além do Grande Prémio, no valor de dez mil euros, a organização vai atribuir mais sete distinções. Os trabalhos premiados vão ser apresentados no Palácio Vila Flor.
Podem concorrer ao prémio nacional BIG 2025 artistas que desenvolvam a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.Os vencedores terão as suas obra expostas no Palácio Vila Flor e receberão prémios monetários: Grande Prémio BIG, 5000 euros; Prémio BIG Revelação, mil euros; e cinco Prémios BIG Aquisição no valor 500 euros cada.
A Bienal de Ilustração de Guimarães, em 2025, vai continuar a promover o Prémio Carreira BIG, que será anunciado brevemente. Esta distinção é acompanhada de um prémio monetário de dez mil euros. Trata-se de reconhecer a qualidade artística, a criatividade e a inovação nos diversos domínios da ilustração no conjunto da obra do ilustrador distinguido.Em edições anteriores o este prémio foi a atribuído a Luís Filipe de Abreu (2017), Jorge Silva (2019), Cristina Reis (2021) e Manuela Bacelar (2023).O regulamento do concurso pode ser consultado online.
A programação da 5.ª edição da BIG estender-se-á a vários espaços da Cidade Berço e contará com exposições, oficinas e um ciclo de palestras. O cartaz da BIG 2025 é uma ilustração de Madalena Matoso vencedora do Grande Prémio da edição anterior.