Certame dedicado à cultura pop em Gondomar espera mais participantes este fim de semana.
Corpo do artigo
Já arrancou a segunda edição do OriginCon, o festival de cultura pop que tem como premissa “regressar às origens”.
O certame, que espera a presença de centenas de fãs, prolonga-se este sábado e domingo no Pavilhão Multiusos de Gondomar e ainda há bilhetes disponíveis.
A organização do OriginCon classifica a edição de estreia, que ocorreu no ano passado, também em Gondomar, como de “enorme sucesso” e espera este ano receber ainda mais visitantes – mas sem quantificar.
O popular evento promete ser uma celebração dos diversos universos da cultura popular ligada aos videojogos e às séries de televisão e cinema.
Mas a diversidade não é a única palavra-chave. Tal como Catarina Ribeiro, cofundadora do certame, tinha já afirmado ao JN, a propósito da estreia, que este é um festival “feito por fãs para os fãs”.
E detalha: “É aqui que os artistas se reúnem para apresentar o seu trabalho ao público”, lê-se já este ano em comunicado da organização, que tem como fundadores uma equipa dissidente de outro evento do género e já com provas dadas de sucesso junto dos fãs, o célebre festival Comic Con.
Partindo dessa origem, o OriginCon pretende privilegiar a amostragem de qualidade ao invés de quantidade, “voltando realmente às origens”, como afirmou a coorganizadora Catarina Ribeiro.
Espaços mais alargados
Nesta segunda edição, o certame cresce e tem um dia extra – acontece agora em três dias consecutivos. A oferta mantém-se diversificada, como da primeira vez, havendo uma maior área bruta disponível e que alberga 13 espaços distintos para explorar.
“A OriginCon está preparada para receber mais público e proporcionar mais experiências do que nunca”, diz a organização.
Cinema e televisão, literatura, cosplay, jogos de tabuleiro, videojogos ou retrogaming são apenas algumas das atividades disponíveis até amanhã no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Os mais novos não são esquecidos na programação e há diversos espaços “preparados para receber as famílias com conteúdos dedicados aos fãs mais novos”.