Os tubarões-baleia existentes no arquipélago açoriano são protagonistas de "Our oceans", a nova série documental da plataforma de streaming Netflix.
Corpo do artigo
Com narração do antigo presidente dos EUA Barack Obama, "Our oceans" dedica um dos seus cinco episódios aos tubarões baleia dos Açores, o maior peixe do mundo.
No episódio em causa, o cameraman português Nuno Sá captou o momento inédito de recrutamento de grandes cardumes de atuns por parte de tubarões baleia como uma estratégia para se conseguirem alimentar de pequenos peixes.
O fascínio do então fotógrafo subaquático Nuno Sá pelo tubarão-baleia remonta a 2008. Intrigado pelos relatos dos pescadores locais sobre os encontros com uma grande forma escura com pintas brancas nas costas cuja presença trazia uma captura abundante de atum, em especial ao largo da Ilha de Santa Maria, o cameraman procurou decifrar o mistério. Foi na ilha de Santa Maria que viria a capturar as primeiras imagens obtidas em território nacional do tubarão-baleia, que viriam a ser publicadas na revista "National Geographic Portugal".
“Desde o meu primeiro encontro com tubarões baleia nos Açores percebi que era esta uma história única que existia por contar na ilhas dos Açores. Afinal de contas estamos a falar de uma população desconhecida do maior peixe do mundo, mas acima de tudo esta relação entre atuns e tubarões baleia, que parece ser única a nível mundial, precisava de ser contada a nível mundial. Desde 2008 que sonho em conseguir mostrar os tubarões baleia dos Açores ao mundo, nunca pensei foi que acabaria por ser na Netflix e narrada pelo Barack Obama”, explicou Nuno Sá.
Para filmar a história, o cameraman, que colabora regularmente com a BBC e Dsiney, passou dois meses ao largo da Ilha de Santa Maria com uma equipa que foi auxiliada pelos pescadores de atum da Ilha do Sol, que diariamente lhes transmitiam informações de avistamentos de tubarões-baleia.