Sétima Legião, DZRT, Excesso e Entre Aspas voltam a atuar ao vivo. Alguns é só concerto único, outros vão ficar.
Corpo do artigo
Os palcos portugueses vão testemunhar este ano o regresso de bandas nacionais emblemáticas. Movidos por homenagens e efemérides, projetos como Sétima Legião, Entre Aspas, D"ZRT ou Excesso voltarão a atuar ao vivo depois de interrupções mais ou menos longas nas carreiras. E alguns com intenção de voltar a gravar.
A banda de Rodrigo Leão, que se estreou em 1984 com "A um deus desconhecido", e que marcou a pop portuguesa dos anos 1980/1990, regressou na verdade em dezembro de 2022, com dois concertos na Culturgest, em Lisboa, para assinalar 40 anos de carreira e evocar a memória de Ricardo Camacho, o teclista e produtor dos Sétima Legião que faleceu em 2018, com 64 anos. "Foi um momento de grande prazer para todos os músicos", diz Rodrigo Leão ao JN. "Acho que nos aproximámos de forma espiritual do Ricardo, foi como se ele estivesse lá".
Foi tão emocionante que a banda agendou novos compromissos para 2023. No dia da liberdade, 25 de abril, atuam no Teatro Municipal da Guarda, e há mais "cinco ou seis concertos" com data a definir. A última coleção de originais, "Sexto sentido", foi lançada em 1999, mas Rodrigo não descarta a hipótese de um regresso ao estúdio. "Mais do que uma banda, somos amigos, fazemos férias juntos, jantamos. Não deverá ser já este ano, mas há ideias no ar para novos temas".
Entre Aspas: novo disco
Também de regresso estão os algarvios Entre Aspas, que mantiveram atividade entre 1990 e 2005, editando quatro álbuns na área do pop/rock. Anunciaram um regresso em grande para celebrar os 30 anos do lançamento de "Entre S.F.F.": uma digressão pelo país, ainda com datas e locais por confirmar; o lançamento de um novo álbum na primavera, com temas inéditos de um disco que ficou suspenso em 2004; e um documentário sobre o percurso da banda que será estreado lá para o outono.
Regresso flamejante será os do Excesso, epítome de "boys band" portuguesa, que anunciaram um concerto único na Altice Arena, em Lisboa, a 19 de maio. "Até ao fim" será o nome do espetáculo, que foi também o título do último álbum de Carlos, Melão, Gonzo, Duck e João Portugal em 1999.
Parados há mais de uma década, estavam também os D"ZRT, banda saída da telenovela adolescente "Morangos com açúcar".
Com o fito de homenagear um dos membros já falecido, Angélico Vieira (1983-2011), regressam à estrada com o espetáculo "Encore", que tem primeira data na Altice Arena, a 23 de abril, circulando depois por cidades como Guimarães, Porto, Elvas ou Funchal. Ano propício a reencontros e novas aventuras na pop portuguesa.