A antiga diretora do Museu do Côa, Alexandra Cerveira Lima, já assumiu funções como diretora do Museu e Bibliotecas do Porto, substituindo Jorge Sobrado.
Corpo do artigo
Em resposta à Lusa, a Câmara do Porto confirmou esta segunda-feira que Alexandra Cerveira Lima, que dirigia os museus de D. Diogo de Sousa e dos Biscainhos, em Braga, assumiu funções a 22 de fevereiro.
Licenciada em História, Variante de Arqueologia e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Alexandra Cerveira Lima foi, entre 2004 e 2010, diretora do Parque Arqueológico do Vale do Côa.
De 2011 a 2016 exerceu funções no âmbito da valorização e comunicação no Parque Natural do Douro Internacional, sob tutela do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte/ICNF.
Entre novembro de 2016 e final do ano seguinte, a arqueóloga dirigiu o Museu do Côa e, entre setembro de 2018 e janeiro de 2022, enquanto chefe da Divisão de Património Cultural da autarquia portuense.
Alexandra Cerveira Lima substitui no cargo Jorge Sobrado, que deixou a direção do Museu e Bibliotecas do Porto para assumir o cargo de vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para a Cultura e Património, Cooperação e Comunicação.
Natural do Porto e licenciado em Ciências da Comunicação, Sobrado foi desde dezembro de 2022 até fevereiro deste ano diretor do Museu e Biblioteca do Porto, tendo também exercido funções de Diretor Municipal de Cultura e Património em regime de substituição.